exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Funcionários ao serviço da Microsoft escutaram áudio de utilizadores de Xbox

Paras Griffin / Getty Images

A Microsoft já veio afirmar que abandonou a prática recentemente e que não tem planos para retomá-la

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Funcionários que estavam ao serviço da Microsoft escutaram o áudio de utilizadores de Xbox enquanto eles jogavam em casa. A notícia é avançada pela Motherboard, que revela que o objetivo da empresa era recolher informação para conseguir melhorar os comandos de voz da consola.

O áudio era suposto apenas ser captado após um comando de voz como “Xbox” ou “Hey Cortana”, mas os funcionários com quem a Motherboard falou referem que a ativação e gravação eram muitas vezes acidentais. Saliente-se que em causa estão sons recolhidos em 2014 e 2015, e que a maioria dos utilizadores escutados eram crianças.

Em email enviado à publicação que chamou a atenção para este caso, um porta-voz da Microsoft esclarece que a empresa deixou recentemente de escutar o áudio proveniente da Xbox para melhorar os seus produtos e que não tem planos para retomar essa prática.

Este é mais um caso de como os utilizadores estão a ser indevidamente escutados e que se junta a outros já conhecidos como o Skype, Cortana, Google Assistant, Alexa e Siri, por exemplo.

  • 333