exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Há um alerta falso no Instagram que está a ser partilhado milhares de vezes

Foto: NurPhoto / Getty Images

Mensagem fala numa alteração aos termos de utilização do Instagram que dá à rede social “poder” sobre todas as fotos dos utilizadores. Facebook diz que a informação é falsa e que faz parte de um embuste viral

  • 333

É provável que já tenha visto uma imagem no Instagram, com várias linhas de texto em inglês nas quais o nome da rede social aparece destacado a negrito. A imagem pode vir acompanhada de um comentário do utilizador a alertar para a situação. A mensagem em questão é falsa, assegura o Facebook, mas isso não impediu que já tenha sido partilhada milhares de vezes na plataforma.

Em resumo, a mensagem diz que o Instagram vai fazer uma alteração aos termos de atualização e que, se o utilizador não disser algo em contrário, tudo o que já publicou na rede social – imagens, texto, inclusive conteúdos que foram apagados – torna-se «público». A informação falsa chega mesmo a dizer que os conteúdos poderão ser usados contra os utilizadores em tribunal.

Exemplo da mensagem falsa que está a ser partilhada na rede social Instagram

Exemplo da mensagem falsa que está a ser partilhada na rede social Instagram

A única alegada solução é o utilizador fazer uma publicação, com a dita mensagem, a dizer que não permite que o Instagram partilhe as suas mensagens e fotografias. O problema? Tudo não passa de um embuste.

«Não há qualquer verdade nessa mensagem», disse Stephanie Otway, uma porta-voz do Facebook, em declarações à publicação Vice.

O embuste que agora está a ser partilhado de forma viral no Instagram, inclusive por várias celebridades norte-americanas, parece ser uma derivação de embustes semelhantes que afetaram o Facebook em 2012 e 2015.

  • 333