exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google recebe multa entre os 150 e 200 milhões de dólares por utilizar dados de menores

Imgorthand - Getty Images

Vários grupos de proteção dos direitos do consumidor e figuras políticas afirmam que a violação da lei federal americana merece uma penalização mais severa. Dizem ainda que a entidade reguladora do comércio americano está a ser branda com a gigante tecnológica

  • 333

Francisco JM Garcia

A Federal Trade Comission (FTC, na sigla inglesa) votou a favor de multar a Google por ter recolhido dados relativos às práticas de utilizadores menores de idade na plataforma de vídeo YouTube. Embora a imprensa norte-americana afirme que a coima possa ir dos 150 aos 200 milhões de dólares (136,5 aos 182 milhões de euros), os resultados oficiais do processo vão ser tornados públicos esta semana.

De acordo com a publicação The Verge, nas últimas semanas, a YouTube tem vindo a fazer um conjunto de ajustes no que concerne a políticas de utilização. Por exemplo, instituiu uma regra que pretende banir todos os conteúdos violentos que aparentam ter como alvo o público menor de idade. A mesma publicação afirma que foram também banidos os anúncios em vídeos para crianças e que tal vai diminuir a fonte de receita de muitos criadores.

«Mais uma vez a FTC parece estar a ser branda com uma empresa grande ao atribuir esta multa por violação da privacidade dos utilizadores online», disse Edward Markey, senador dos Estados Unidos. «Está ao nosso encargo sermos severos com as empresas que infringem a privacidade dos menores e que violam a lei federal.»

Ao senador juntou-se a Public Citizen, uma liga americana de proteção dos direitos do consumidor, que afirmou que «a FTC tinha a autoridade para autuar a Google em milhares de milhões por violar as normas de privacidade de menores.»

  • 333