exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Facebook confirma “fuga” de 200 milhões de números de telefones

Os 200 milhões de números de telemóvel fazem parte de um repositório com 419 milhões de registos de utilizadores, que foram descobertos numa base de dados desprotegida num servidor misterioso

  • 333

Depois das primeiras notícias que davam conta da fuga de dados de 400 milhões de contas do Facebook, a maior das redes sociais confirmou que a exposição de dados deu a conhecer os números de telefone de um total de 200 milhões de internautas.

Estes dados terão sido compilados através de uma ferramenta que a Facebook disponibilizava com o propósito de encontrar utilizadores da rede social através da pesquisa de números de telemóvel. Estes 200 milhões de números de telemóvel fazem parte de um repositório com 419 milhões de registos de utilizadores, que foram descobertos numa base de dados desprotegida num servidor misterioso cuja existência viria ser denunciada em primeira-mão pelo site TechCrunch. A maioria destas contas são originárias dos EUA (um total de 133 milhões de contas).

Perante a descoberta desta base de dados, a Facebook responde da seguinte forma em comunicado: «esse conjunto de dados é antigo e parece ter informação obtida antes de fazermos alterações no último ano para acabar com a possibilidade de pesquisar pessoas através dos números de telefone. O conjunto de dados foi removido e parece que não haver qualquer prova de que as contas do Facebook tenham ficado comprometidas».

  • 333