exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Grant for the Web: 90 milhões de euros para mudar o modelo de negócio da internet

Primeiro ronda de financiamento acontece já no início de 2020. Consórcio promete entregar pelo menos metade do valor do fundo

  • 333

Três organizações juntaram-se para criar um fundo de investimento para projetos que ajudem a mudar os modelos de negócio que são praticados no mundo online. O Grant for the Web vai entregar 100 milhões de dólares, cerca de 90,4 milhões de euros, aos criadores que apresentarem as melhores ideias.

«Os criadores independentes enfrentam um número de desafios na web atual, desde plataformas omnipotentes, a algoritmos de recomendação opacos, até aos modelos de negócio subjacentes que recompensam os cliques e não a qualidade», lê-se na página oficial da Mozilla que, juntamente com a Creative Commons e a Coil – esta última, líder do consórcio –, está a promover esta nova iniciativa.

O fundo vai ser distribuído ao longo de cinco anos e quer encontrar alternativas para os modelos de negócio dos conteúdos publicados na web e também projetos que contribuam para um mundo online mais focado na privacidade dos utilizadores e que seja assente em tecnologias abertas.

O objetivo é que mais criadores possam ser diretamente remunerados pelos utilizadores, que não dependam da extração de dados para conseguirem monetizar o conteúdo, que seja criado um standard de pagamentos que represente um baixo custo para os criadores e aceite qualquer moeda como forma de pagamento.

O consórcio Grant for the Web compromete-se a entregar pelo menos metade do valor do fundo. O dinheiro vai ser distribuído por rondas e a primeira vai ficar disponível no início de 2020. Qualquer pessoa, empresa ou organização pode participar, com a atribuição dos fundos a ficar dependente da avaliação de um grupo que é composto por elementos da Mozilla, Creative Commons e Coil.

  • 333