exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google: Doodle celebra 218º aniversário do inventor da imagem em movimento

Google Doodle

As animações foram criadas por Olivia Huynh e será a primeira vez que a Doodle apresenta conteúdos diferentes para formato de computador, dispositivos móveis e aplicações

  • 333

Francisco JM Garcia

A Google está a celebrar, esta segunda-feira, o 218º aniversário de Joseph Antoine Plateau, um físico belga nascido no ano de 1802 em Bruxelas, responsável invenção do fenacistoscópio. Este instrumento cria uma ilusão que atribui movimento a imagens e é conhecido por ter levado à conceção do cinema moderno.

Antes de ser um dos cientistas mais conhecidos do século XIX, Plateau foi estudante de Direito. Só mais tarde é que se dedicou a estudar o campo da ótica fisiológica, nomeadamente, os efeitos da luz e das cores na retina humana.

De acordo com a página oficial da Google Doodle, a dissertação de doutoramento de Joseph Antoine Plateau incidiu sobre a formação de imagens na retina e abordou temas como a duração da imagem, cor e intensidade.

Com os resultados deste trabalho, em 1832 criou o estroboscópio, um aparelho que continha dois discos que rodavam em direções opostas – um continha várias pequenas janelas igualmente distanciadas, enquanto o segundo possuía várias imagens de uma dançarina – para criar uma ilusão de ótica em que se podia ver uma bailarina a dançar.

No caso do fenacistoscópio, a ilusão criada gerava uma espécie de imagem que se repetia por um breve período, à semelhança daquilo que chamamos hoje em dia de GIF.

Este Doodle foi criado por Olivia Huynh, uma animadora e realizadora, para representar o estilo de Plateau e, de acordo com a Google, é o primeiro Doodle que possui conteúdos diferentes para cada plataforma ( computador, dispositivos móveis e aplicações).

  • 333