exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

BBC lança site para rede Tor

A BBC anunciou que vai ter o seu site de notícias internacionais disponível no Tor, para contornar mecanismos de censura e de vigilância governamental.

  • 333

Exame Informática

Os utilizadores do browser Tor navegam de forma privada, uma vez que o navegador oculta a informação de quem está a utiliza-lo e que dados estão a ser acedidos. Esta abordagem foi o que levou a BBC a apostar na criação de um site para a dark web, de forma a que as populações se possam manter informadas, mesmo com em regimes com censura e vigilância governamental.

A cópia para a dark web do site BBC News vai ser sobre a edição internacional que é vista fora do Reino Unido. A cadeia noticiosa vai ter serviços para outros idiomas como BBC Arabic, Persian ou Russian.

O URL para aceder a esta versão do site da BBC é bbcnewsv2vjtpsuy.onion, um endereço que não funciona num browser comum. Na Tor, a localização e identidade do utilizador são escondidos pelo envio de dados através de circuitos com vários “nós”, que são basicamente computadores de voluntários que servem de pontos de ligação.

A rede Tor é um acrónimo para The Onion Router e descreve o setup da rede, em forma de várias camadas de encriptação. A rede foi desenhada pelo US Naval Research Laboratory e continua a receber subsídios do governo dos EUA. O sistema é usado para se aceder a sites normais de forma anónima, mas também a sites criados para estarem ocultos e cujo endereço termina em .onion. Jornalistas, militares e agentes de autoridade estão entre os utilizadores do Tor, mas a dark web dá também azo a atividades ilegais, como tráfico de droga ou partilha de imagens de abuso de menores.

  • 333