exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Deco: Braga tem a melhor internet móvel, três distritos ficam-se pelos 10 Mbps

Foto: Candy / Getty Images

Associação alerta para o facto de utilizadores de vários concelhos do país registarem velocidades de acesso de internet móvel «longe dos dois dígitos»

  • 333

A Associação de Defesa do Consumidor (Deco) revela que Braga é o distrito português com a melhor velocidade de internet móvel, atingindo uma média de 28,1 Megabits por segundo (Mbps) nas ligações. No extremo oposto estão os distritos de Portalegre, Vila Real e Santarém, onde as velocidades médias ficam-se pelos 10 Mbps.

Os resultados, partilhados nesta segunda-feira, têm por base a medição da velocidade média de download, de upload e dos resultados do desempenho na reprodução do YouTube e da navegação web de 35 mil utilizadores que têm instalada a aplicação QualRede, da Deco.

A Deco diz ainda que os dados agregados junto destes utilizadores já permitem ter medições suficientes dos desempenhos das redes móveis em 112 dos 308 concelhos do país. Os resultados estão visíveis no chamado «mapa da velocidade» e mostra uma disparidade grande nas velocidades de acesso à internet móvel entre os concelhos.

Por exemplo, no concelho de Lagos, no operador Meo, a velocidade média de download é de 7,9 Mbps segundo o mapa da Deco, enquanto em Lisboa é de 20,1 Mbps. «A velocidade de download deverá ser superior a 10 Mbps, para permitir uma experiência de utilização confortável, mas ainda há muitos concelhos longe dos dois dígitos.», escreve a Deco em comunicado.

Dentro da mesma região também há registo de resultados díspares entre operadores: no concelho de Vila Nova de Gaia, por exemplo, a Vodafone regista uma velocidade média de 18,9 Mbps, a Nos de 26,7 Mbps e o Meo de 14,9 Mbps.

Nos resultados gerais partilhados pela Deco, a Vodafone é a empresa que garante a melhor classificação de desempenho médio na internet móvel (14.175 pontos), seguida da Nos (9998 pontos) e do Meo (9455 pontos).

Apesar de o número de medições não ser igual por concelho e por operador, o que influencia os resultados obtidos, a Deco construiu esta plataforma para que os consumidores possam saber qual a performance média a esperar em cada região e em cada operador de internet móvel.

  • 333