exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Facebook cria novo sistema de pagamentos

O Facebook Pay é a tentativa de unificação de pagamentos em todas as plataformas do grupo de Zuckerberg: Facebook, Instagram e WhatsApp.

  • 333

Exame Informática

A rede social de Mark Zuckerberg anunciou a intenção de permtiir que os utilizadores possam enviar dinheiro ou fazer pagamentos, com opções de segurança como PIN ou reconhecimentos biométricos nos smartphones. O objetivo é que possam ser feitas transações financeiras, sem ter de se sair do “ecossistema” de apps do grupo Facebook.

O anúncio não é novo, uma vez que “Zuck” já tinha revelado estes planos há alguns meses. O fundador do Facebook revelou na altura que pretendia unificar a infraestrutura de mensagens em todas as plataformas e encriptar mais conversações dos seus serviços de mensagens.

O novo serviço de pagamento deve recolher a informação do utilizador, do método de pagamento, da data, de faturação e da transação e esses dados deverão ser usados para mostrar publicidade direcionada aos utilizadores, lembra a Reuters. A ferramenta deve suportar a maioria dos cartões de crédito e de débito e o PayPal, mas é completamente independente do sistema de bitcoins da empresa, o Libra.

O Facebook Pay vai já estrear no Facebook e no Messenger nos EUA esta semana. Ainda não se sabe quando é que chega ao Instagram e ao WhatsApp, nem se conhecem os planos de expansão global.

  • 333