exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

Críticas à política de DRM da PlayStation 4

Os funcionários da Sony mostram-se compreensivos quanto às críticas da comunidade sobre o facto de a PlayStation 4 poder vir a ter um sistema de DRM para impedir o uso de jogos em segunda mão.

  • 333

A hipótese ainda não foi oficialmente confirmada, mas já foi levantada por vários analistas e jornalistas da área dos videojogos. Tudo leva a crer que a PS4 terá um sistema que impede a utilização de jogos em segunda mão.

Por toda a Internet, desde o Twitter, ao NeoGaf e a fóruns de gamers, os jogadores estão a mostrar-se revoltados contra esta possível opção da Sony, noticia o The Next Web. No entanto, vários responsáveis da empresa mostraram-se solidários e afirmaram estar atentos às opiniões dos gamers. Não se sabe ainda se estas afirmações são apenas uma operação de charme ou de marketing, mas o certo é que houve declarações a “apaparicar” a comunidade. John Koller, responsável do marketing de hardware da Sony PlayStation, afirmou que é por isto que adora os fãs da PlayStation. Nick Accordino, produtor da Sony Computer Entertainment America, afirmou que a empresa está a ouvir o feedback e que se sente tocado com a forma com os fãs da PS estão a falar diretamente com os administradores da empresa.

Ainda não se conhecem em definitivo os planos da Microsoft ou da Sony para as consolas de próxima geração relativamente aos jogos usados. Há rumores de que ambos os fabricantes estão a ser pressionados pelas editoras de jogos para tomarem medidas que vão no sentido de cobrar pelo uso de um jogo usado. A Microsoft já se referiu a esta possibilidade aquando da apresentação da Xbox One, apesar de não dar detalhes. Há quem acredite que as grandes editoras estão a pressionar a Sony para criar um sistema semelhante para a PS4.

  • 333