exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

Jogar online torna as pessoas mais simpáticas

Quem já tiver passado algum tempo a jogar online vai desconfiar de um estudo recente que conclui que esta atividade melhora a personalidade das pessoas e torna-as mais simpáticas. 

  • 333

De uma forma geral, os jogos online são o palco para muitas pessoas descarregarem as suas raivas do dia-a-dia e, a coberto do anonimato quase total, tornam-se muito agressivas. Agora, um estudo da Texas Tech concluiu que jogar jogos online de forma colaborativa torna as pessoas mais simpáticas e melhora as suas personalidades.

John Velez, professor assistente de jornalismo e media eletrónicos, decidiu analisar o comportamento de pessoas que tinham acabado de jogar títulos como Halo: Reach ou TimeSplitters. A investigação proporcionava a possibilidade de serem agressivos, ao dispararem um som alto direcionado para outras pessoas. O estudo concluiu que os jogadores que tinham estado em modo colaborativo apresentam menos tendência para querer disparar o som contra os outros. Os que estiveram a jogar online, mas sozinhos, apresentam mais esta tendência.

O estudo também concluiu que o anonimato não disfarça esta tendência. Os jogadores foram colocados a jogar na mesma sala e sabiam quem eram uns e outros e continuavam a mostrar um comportamento mais agressivo (se jogaram sozinhos) ou menos agressivo (se jogaram em modo cooperativo), explica o Geek.

Este estudo parece indicar que o trabalho de equipa em jogos online pode ajudar a tornar as pessoas mais simpáticas no dia-a-dia.