exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

Já sabe como é que a Xbox One vai correr os jogos da Xbox 360?

Uma das notícias mais aplaudidas da E3 deste ano foi o anúncio da Microsoft de que a Xbox One já seria capaz de correr alguns jogos da Xbox 360. O responsável da empresa explicou mais tarde como vai funcionar este processo. 

  • 333

O diretor geral de Jogos da Microsoft, Shannon Loftis, explicou que o método para permitir que a Xbox One pudesse ser usada para jogar títulos da Xbox 360 demorou bastante tempo a ser criado e é complexo. Numa fase inicial, os jogadores vão poder desfrutar de cem títulos da 360 na Xbox One, mas este catálogo será alargado, com base nos pedidos dos fãs e na colaboração das próprias editoras.

O processo exigiu a colaboração de uma equipa de engenheiros talentosos, segundo Loftis. «O que fizeram foi criar uma emulação baseada em software para a Xbox 360 na arquitetura da Xbox One. Assim, quando se coloca um disco na unidade, estamos na verdade a carregar um emulador e depois é acrescentado uma pequena porção do dashboard da Xbox 360 e é esse dashboard que é usado para carregar o jogo», explicou este responsável em entrevista ao Engadget.  

Este sistema permite assim jogar jogos da Xbox 360 e obter algumas funcionalidades avançadas da Xbox One como é o caso do streaming de jogos, DVR ou os screenshots.

«Os gamers investiram tanto nos jogos 360, tanta paixão, energia, tempo e dinheiro que considero serem um valor acrescido e importante para trazermos para a história da Xbox One», completou Loftis. 

  • 333