exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

Japoneses trazem jogos em cartucho para o smartphone

Com o advento do digital e dos ecrãs táteis, perdeu-se a mística de colocar um cartucho numa consola para começar a jogar. Uma startup japonesa quer reavivar essa nostalgia e criou um sistema de cartuchos para smartphone.

  • 333

O cartucho do Pico Cassette liga-se através da entrada jack 3,5mm, normalmente usada para os auscultadores. O que a tecnologia da startup japonesa Beatrobo faz é enviar um toque que não se ouve para o telefone e que desbloqueia conteúdos que tenham sido descarregados previamente. Assim, os conteúdos não têm de estar efetivamente gravados no cartucho e este serve apenas de “gatilho” que ativa o jogo, explica o Engadget. A solução pode também ser usada para sincronizar o progresso no jogo de um dispositivo para outro, ou seja, para levar os “saves” de um telemóvel para os continuar num outro telefone.

A empresa japonesa pretende angariar fundos para levar esta ideia avante e a solução pode passar por uma iniciativa de crowdfunding. Apesar de tudo, a Beatrobo explica que já está em conversações com produtores de conteúdos que possam estar interessados em dispor deste sistema.

Dado que muitos dos jogadores atuais já cresceram numa era em que não se usaram cartuchos, a tecnologia da Pico Cassette poderá interessar apenas a um núcleo reduzido de entusiastas saudosos.

  • 333