exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

Como jogar já ao Pokémon Go em smartphones Android

O jogo para smartphones mais badalado do momento não aparece ainda na Play Store e na App Store, mas já é possível jogar em Android. Saiba como.

  • 333

Sérgio Magno

As redes sociais estão inundadas de partilhas com imagens de Pokémons um pouco por todo lado: dos restaurantes às igrejas. Nos Estados Unidos, esta app já está instalada em mais smartphones Android que o Tinder, a popular aplicação para marcar encontros. As ações da Nintendo, empresa que detém a marca Pokémon, subiram significativamente após o lançamento do jogo, que funciona em sistema de realidade aumentada: os Pokémons estão colocados virtualmente no mundo real.

Todo este sucesso já gerou perguntas por parte dos leitores da Exame Informática, que não compreendem como é que há tanta gente a jogar uma app que não conseguem encontrar nas lojas da Google e da Apple. Já respondemos a muitos. Agora, respondemos a todos.

A resposta é simples. Como é comum, a app não foi disponibilizada em todos os países em simultâneo – o Pokémon Go começou a ser disponibilizado durante a semana passada. E já se sabe que o lançamento em muitas zonas geográficas está atrasado devido a problemas nos servidores. Parece que o grande sucesso está a criar sobrecarga nos servidores da Niantic Labs, a produtora do Pokémon Go.

No entanto, o APK, o tipo de ficheiros usado para distribuir apps para Android, chegou rapidamente a vários sites e a lojas alternativas. Se tem um smartphone Android e não quer esperar mais uns dias para obter o Pokémon Go, pode sempre usar uma destas soluções. Por exemplo, a loja Aptoide, uma das mais populares lojas de aplicações alternativas à Play Store, disponibiliza o Pokémon Go.

Comece por instalar o Aptoide. No smartphone, abra a página m.aptoide.com e clique em Instalar Aptoide. Caso surjam avisos de segurança, tem de autorizar a instalação (não se preocupe, que esta app não vai danificar o seu dispositivo). Inicie a app Aptoide e faça uma pesquisa por Pokémon Go. Agora é só instalar.

Se surgir algum problema na instalação do Aptoide, siga as instruções disponíveis em http://m.aptoide.com/installer. É provável que se trate de um bloqueio de segurança.

No iOS não é possível usar ainda o Pokémon Go porque não existe forma legal de instalar apps neste sistema que não seja através da App Store.