exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

Pokémon Go já chegou a Portugal

A app que está a dar que falar em todo o mundo já chegou oficialmente a Portugal, às lojas Play Store (smartphones Android) e Apple Store (iPhone).

  • 333

O Pokémon Go tornou-se um fenómeno internacional. De repetente, um pouco por todo o mundo, os fãs dos monstrinhos idealizados na década de 90 pela Nintendo sairam à rua com os seus smartphones em punho para capturar Pokémon. Um jogo que recorre à técnica da realidade aumentada para adicionar estes famosos bonecos ao mundo real.

Já há várias histórias curiosas sobre esta app, que tem batido recordes de utilização. Desde um futuro pai que capturou um Pokémon no quarto onde a futura mãe estava prestes a entrar em trabalho de parto até assaltos organizados por criminosos que sabiam que os utilizadores do jogo estavam distraídos. Há até quem já recorra a drones para cobrir um grande espaço geográfico mais rapidamente.

De acordo com o comunicado da Nintendo, estas são as principais funcionalidades de Pokémon Go:

« Apanhar Pokémon - Em Pokémon GO, os jogadores têm a oportunidade de explorar o terreno ao seu redor e apanhar Pokémon selvagens. Ao longo do jogo, vão subindo de nível como Treinadores e, nos níveis mais elevados, têm a possibilidade de apanhar Pokémon mais poderosos para completar o seu Pokédex e obter acesso a itens mais poderosos. Os Pokémon conseguem evoluir apanhando vários Pokémon da mesma espécie e um deles poderá mesmo encontrar Pokémon Eggs, que eclodem quando o jogador tenha percorrido uma determinada distância. Encorajamos os jogadores a continuar a explorar e a encontrar diferentes Pokémon, que são necessários para completar o seu Pokédex!

Junte-se a uma equipa e participe nas batalhas – Os jogadores podem juntar-se a uma de três equipas, Mystic, Instinct ou Valor, e atribuir Pokémon que tenham apanhado a um local de Gym aberto ou a um Gym que seja controlado por um membro da mesma equipa. As equipas devem lutar contra os Pokémon que defendem os Gyms das equipas rivais, contribuindo para a redução do prestígio desse Gym, de forma a que seja possível reivindicá-lo para a sua própria equipa. A cooperação com os restantes membros da equipa é essencial para assegurar a tomada de tantos Gyms quanto possível.

Partilhe a diversão – Ative a função da câmara do seu smartphone para captar fotografias dos Pokémon que encontrar pelo mundo fora. Com as imagens reais como pano de fundo das suas fotografias, os fãs poderão partilhar momentos inesquecíveis com os seus amigos.

Personalize o seu Treinador! – Os jogadores dispõem de uma vasta gama de opções de vestuário e de acessórios para que o estilo do seu avatar no jogo combine com o seu próprio estilo pessoal. O seu avatar personalizado surgirá no mapa à medida que se movimenta, bem como na sua página de perfil. Os avatars dos treinadores também irão surgir nos Gyms controlados pelas suas equipas.

Banda sonora da autoria de Junichi Masuda - Pokémon GO apresenta músicas novas compostas por Junichi Masuda da GAME FREAK. O senhor Masuda tem colaborado nos jogos de vídeo de Pokémon desde o início, tendo composto muitos dos temas clássicos e memoráveis que inspiram os fãs há décadas.

Também estarão disponíveis aplicações com compras integradas para os fãs que desejem otimizar a sua experiência Pokémon GO. Além disso, os jogadores poderão adquirir PokéCoins, a moeda do jogo Pokémon GO. As PokéCoins podem, depois, ser trocadas por power-ups e itens adicionais.

O Pokémon GO Plus é um acessório portátil que permitirá aos jogadores de Pokémon GO desfrutar do jogo mesmo quando não estiverem a olhar para os seus smartphones. A ligação deste dispositivo opcional ao smartphone é efetuada através de Bluetooth, notificando o jogador sobre eventos do jogo, vibrando e acendendo um LED. Adicionalmente, os jogadores poderão apanhar Pokémon ou realizar outras ações simples, premindo o botão existente neste dispositivo.»

  • 333