exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

Pokémon GO: dicas para uma caçada de sucesso

Se vai à procura de Pokémons, siga as nossas dicas para conseguir melhores resultados e não ficar a meio da caçada por falta de bateria.

  • 333

Vamos começar por explicar-lhe as melhores regras para uma boa caçada! Agarre no telefone, ligue a Internet e o GPS e vamos a isto...

Cuidado com a bateria

Comece por ativar o modo de poupança de energia (Battery Saver), opção disponível em Settings (toque na Pokeball disponível no ecrã principal e toque em Settings, disponível no canto superior direito).

O Pokémon GO recorre à câmara do smartphone ou tablet, precisa de ligação de dados e de GPS. Funcionalidades que devoram bateria a um grande ritmo. Por isso não se esqueça de levar o carregador consigo e aproveitar a pausas para recarregar – regra geral, os cafés e restaurantes deixam os clientes usar as tomadas. Melhor ainda, está na hora de ir buscar aquele powerbank que está abandonado na gaveta. Os carros são também uma boa fonte de energia quando têm portas USB ou carregadores de isqueiro. Se não tem um powerbank ou um carregador no carro, talvez seja altura de adquirir um destes dispositivos. Mas atenção: cuidado com a qualidade, já que carregadores e powerbanks de má qualidade até podem originar incêndios.

Outra opção, mais pesada e menos prática, é levar um portátil com a bateria carregada. Deste modo, pode usar as portas USB do computador para dar mais energia ao smartphone ou tablet. É uma opção razoável para quem vai deslocar-se com o carro, mas levanta problemas extras de segurança.

Num dia de sol, a tendência é usar o ecrã mais brilhante, o que aumenta o consumo. Desative o modo automático de acerto de brilho do telemóvel ou tablet e use o valor mínimo possível. Use a mãos para fazer sombra no ecrã de modo a aumentar a visibilidade.

Ainda a bateria: desative a câmara

Uma das melhores características do Pokémon GO é recorrer à realidade aumentada (AR). Mas esta funcionalidade exige a utilização da câmara que, como referimos anteriormente, aumenta muito o consumo da bateria. No canto superior direito desative o AR. Não se preocupe, vai continuar a poder ver e capturar os Pokémon. Só não os vai ver sobre o mundo real, mas sim sobre um mundo gráfico.

Diminua o consumo de dados

É preciso ter dados móveis para jogar, mas é possível diminuir consideravelmente os gastos de dados (e de bateria) se pré-carregar os mapas antes de sair de casa ou sempre que estiver ligado a uma rede Wi-Fi.

Atenção por onde anda

Parece óbvio, mas já existem muitos relatos de acidentes que demonstram que os jogadores deixam-se levar demasiado pela experiência virtual. Não ande olhando para o ecrã do telemóvel. Pare em locais seguros para olhar para o ecrã. Se possível, leve companhia e esteja atento a que se passar em seu redor, não só para evitar acidentes, mas também para evitar ser surpreendido pelos “amigos do alheio”.

Se planeia viajar de carro, torna-se ainda mais importante levar companhia. Nem sempre é fácil de estacionar e nem vale a pena falar dos riscos de usar o smartphone enquanto se conduz, pois não?

Planeie a viagem antes de sair

Basta uma rápida pesquisa no Google para encontrar informação sobre a localização de PokeStops e Gyms. Há zonas com maior densidade do que outras, o que significa que pode apanhar mais Pokémon deslocando-se menos. Há até já mapas, estilo Google Maps, para ajudar. Embora Portugal ainda tenha uma cobertura reduzida, estes mapas podem ser uma boa ajuda. Veja em http://www.pokecrew.com/.

As redes sociais também são uma boa fonte de informação.

  • 333