exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

Inteligência artificial aprende a conduzir sozinha no GTA V

Charles é o nome do sistema de IA que se aventura sozinho pelas perigosas ruas de GTA V para tentar aprender como conduzir em direto no Twitch. A sua condução, por enquanto, é parecida à do comum jogador de Grand Theft Auto V.

  • 333

Ruben Nascimento Oliveira

O programador Harrison Kinsley criou um sistema de inteligência artificial que anda gerar buzz na Twitch. Batizado de Charles, foi largado por sua conta no mundo aberto de GTA V, onde tem de aprender a conduzir sozinho em frente ao público do Twitch, noticia a Engadet.

Tal como Kinsley descreve, o sistema aprende e toma todas as ações analisando um frame de cada vez, com base na informação contida pelos pixeis. O Charles opera assim apenas com base naquilo que consegue ver e é obrigado a fazer decisões em frações de segundos, algo que, por enquanto, não aparenta andar a facilitar o seu processo de aprendizagem, a menos que um dos seus objetivos seja aprender condução evasiva.

Ao espreitaremos o canal, num espaço de minutos, vimos Charles a acumular rapidamente estrelas de procurado pela polícia por atropelar peões, chocar contra carros, postes, árvores e até de saltar pontes. Nesta fase, o sistema não parece preparado para saltar do mundo digital para o real..

O próximo passo para o sistema é a implementação de memória, algo que o seu criador decidiu não programar logo de inicio para testar o funcionamento de Charles apenas com dados visuais. Assim que Charles se conseguir lembrar, vai poder explorar muito mais informação para poder escolher a melhor acção, explica Kinsley.

Ainda não sabemos se algum dia Charles vai ser um condutor exemplar, mas uma coisa é certa, as suas viagens desastrosas servem para animar o número crescente de seguidores do canal em que os seus treinos são transmitidos.

  • 333