exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

A Nintendo Switch pode vir a ensinar programação

A consola bem conhecida pelos seus jogos coloridos pode vir a ter uma ferramenta de programação simples e capaz de ensinar os mais novos a criar os seus próprios jogos ou aplicações.

  • 333

Ruben Nascimento Oliveira

O FUZE Code Studio vai ser lançado na Switch eShop como qualquer outro jogo para a consola. No entanto, não se trata bem de um jogo uma vez que os utilizadores vão poder usá-lo como uma interface para aprender programação e talvez até criar os seus próprios jogos em 2D ou 3D.

Neste pacote, os futuros programadores vão aprender FUZE BASIC, uma versão modernizada da linguagem de programação BASIC, que a empresa diz ser uma ótima introdução para linguagens mais exigentes como C++ e Phyton para quem não tem experiência prévia com código.

A aplicação deve ter acesso completo ao Hardware da Switch, permitindo assim suporte tanto para os controlos da consola como para os sensores da Joy-Con. Aqueles que não quiserem utilizar o teclado touch, vão poder conectar um Teclado externo via USB ou USB-C para facilitar o uso da ferramenta.

Além disto, a Nintendo vai ainda incluir um conjunto de ficheiros áudio e imagens para ajudar à criação de videojogos mas o seu uso não é obrigatório uma vez que os utilizadores podem usar os seus próprios conteúdos nos projetos.

Ainda não existe uma data concreta para o lançamento do FUZE Code Studio mas, de acordo com a TheNextWeb, a aplicação deverá chegar à eShop algures no segundo trimestre de 2018.

  • 333
  • Nintendo apresenta novos títulos para a Switch

    Jogos

    A apresentação dos jogos foi transmitida ontem, em direto, da E3. A feira de videojogos, a decorrer em Los Angeles, irá estender-se até dia 15 de junho e permitirá aos presentes experimentar alguns dos futuros títulos para a Switch.

  • Sony anuncia novos jogos na E3

    Jogos

    A Sony aproveitou a conferência na E3 deste ano para revelar datas de lançamento dos novos títulos, anunciar novidades como o PlayLink e partilhar os marcos de vendas de consolas e número de utilizadores.

  • Age of Empires Definite Edition em 4K

    Jogos

    A versão atualizada do jogo vai incluir um conjunto de melhorias tanto a nível gráfico como a nível de jogabilidade, um modo multiplayer online e todas as civilizações tanto da versão original como da expansão Rise of Rome.