exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

Melhor jogador de Dota 2 perde contra Inteligência Artificial criada por Musk

Exame Informática

  • 333

O torneio anual de Dota 2 organizado pela Valve teve uma sessão em que os melhores jogadores do mundo enfrentaram um bot com Inteligência Artificial desenvolvido pela OpenAI de Elon Musk e perderam.

Exame Informática

A equipa da OpenAI explica que o bot aprendeu a jogar em duas semanas e, durante esse período, foi usada uma rede neural que permitiu adquirir “vidas” de experiência. Esta é a primeira vez que uma solução de Inteligência Artificial (IA) consegue bater jogadores humanos profissionais em eSports.Danylo “Dendi” Ishutin é considerado um dos melhores do mundo em Dota 2 e enfrentou o bot por duas vezes, perdendo ambas. O jogador desistiu mesmo de outras partidas contra este adversário.

A complexidade de Dota 2, que envolve duas equipas de cinco jogadores que tentam tomar de assalto a base da equipa adversária, tem 113 personagens, cada uma com as suas características especiais e dezenas de itens disponíveis que alteram as capacidades, faz com que esta proeza da IA seja ainda mais assinalável. Musk destacou precisamente isso num tuíte onde diz que o videojogo é mais complexo do que o xadrez ou o Go, noticia o The Verge.

Nesta fase, o bot conseguiu competir apenas em ambiente de um-contra-um, mas a empresa que o criou afirma que pretende colocá-lo a gerir uma equipa de cinco jogadores, para desafiar uma equipa de cinco humanos.

A OpenAI é uma startup apoiada por Elon Musk, sem fins lucrativos, e que visa evitar que a IA destrua o mundo como o conhecemos.