exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

E o campeão do mundo de Tetris é… um rapaz de 16 anos!

Hugo Séneca

  • 333

Depois de treinar diariamente num velhinho ecrã CRT, Joseph Saelee ganhou destronou o heptacampeão de Tetris no fim de semana passado

Jonas Neubauer garantiu um lugar no muro da fama ao sagrar-se campeão mundial de Tetris em sete ocasiões, mas nunca teve direito a muitas parangonas de jornal. Pelo contrário, Joseph Saelee não precisou de esperar muito para chegar ao topo do mediatismo nos eSports. Bastou-lhe vencer Jonas Neubauer na final – e tornar-se o único humano que o conseguiu fazer nas oito edições do torneio da Portland Retro Gaming Expo, EUA, que se realizou no passado fim de semana.

Além de se tornar no segundo homem a ganhar um título que é considerado o equivalente ao campeonato do mundo de Tetris, Joseph Saelee tem mais uma característica que terá contribuído para o espanto de especialistas e entusiastas: tem 16 anos de idade – pouco mais de metade dos 29 anos de idade do Tetris. Apesar do prestígio, o título não o tornou rico: o prémio pela vitória não passou dos mil dólares (cerca de 871 euros).

O VG247 explica que o jovem superou o já veterano Neubauer usando uma técnica conhecida como “hipertoque” (tradução possível de “hypertap”), que pressupõe vários toques nos comandos, em vez de ações prolongadas.

O próprio Neubaur não só revelou desportivismo, como ainda deixou um elogio a Saelee: «ele jogoou com o coração». Saelee confirmou o voluntarismo típico dos teenagers depois de alcançar a vitória: «Vim aqui apenas para me qualificar (para a eliminatória seguinte)».

O jovem campeão de Tetris diz que não precisa de treinar mais que um par de horas por dia. Mais do que os períodos dos treinos, é a tecnologia usada que surpreende: Joseph Saelee usa um ecrã de tubos de raios catódicos (CRT, a tecnologia usada pelos televisores mais antigos), por considerar que o tempo de resposta aos movimentos é inferior.

O anacronismo nunca terá sido suficiente para abandonar o Tetris: «Os meus amigos costumam dizer “mas o que é que ele a jogar?”». De ora em diante é provável que deixem de perguntar.

Veja o vídeo integrado nesta página, que dá a conhecer o desempenho de Joseph Saelee na final da Portland Retro Gaming Expo.

  • 333