exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

Nintendo vai colocar Labo em escolas primárias nos EUA

Apesar de o Labo não ter sido desenvolvido como ferramenta educativa, há cada vez mais interessados em vê-lo nas salas de aula. Esta já a decorrer um projeto piloto em algumas escolas de Nova Iorque e o plano é abranger 100 já no próximo ano letivo.

  • 333

Exame Informática

Reggie Fils-Aimé, presidente da Nintendo para os EUA, quer chegar ao máximo número possível de educadores e alunos com o Labo. A empresa estabeleceu uma parceria com o Institute of Play para colocar o sistema inovador nas escolas primárias e está já a decorrer um projeto piloto em 11 instituições de ensino em Nova Iorque. O plano passa por abranger mais 100 escolas e chegar a cerca de 2000 alunos no ano letivo de 2018/2019, noticia o The Verge.

O Institute of Play vai criar um currículo e um manual que sirva de guia para os professores e pais usarem o Labo enquanto ferramenta educativa. «Estamos a preparar um currículo fechado. Estamos a ver isto como um guia para os professores e estamos a tentar criar algo com muitos exemplos para que os professores sintam que podem fazer algo imediatamente nas salas de aula com o Labo», explica Arana Shapiro, do Institute of Play.

Os responsáveis pela iniciativa acreditam que o sistema vai ajudar as crianças a desenvolver técnicas de resolução de problemas, perceber como as diferentes tecnologias funciona e até começar a aprender conceitos básicos de programação.

O projeto vai chegar a mais de cem escolas e a Nintendo compromete-se em fornecer a consola Switch e o hardware Labo para as que forem selecionadas. «Estamos a tentar criar um grupo realmente diverso (...) com uma mistura de escolas privadas e públicas», explica a organização. O manual para professores vai estar disponível gratuitamente para todos os professores e escolas já a partir deste outono, mesmo que não tenham sido escolhidos para o projeto.