exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

Tetris: 35 anos a criar puzzles

Twitter oficial do Tetris

Um jogo que atingiu o estatuto de clássico: atraiu jogadores de diferentes gerações e passou por quase todas as plataformas existentes no mercado

  • 333

Francisco Garcia

Esta semana, no dia 6 de junho, o Tetris, um dos jogos de puzzle mais conhecidos de sempre, vai completar 35 anos de existência. Vendeu mais de 170 milhões de cópias em todo o mundo e já passou pela grande maioria das plataformas de jogos. De acordo com a Engadget, o único jogo que foi capaz de fazer frente no número de vendas até à atualidade, foi o Minecraft.

Mas não seria possível falar na massificação do jogo, sem falar do lançamento da GameBoy, a consola portátil da Nintendo, talvez um dos maiores sucessos de vendas, que incluía o jogo e o tornou uma sensação. No entanto, quando a consola foi lançada, o Tetris já existia há cerca de cinco anos e estava disponível maioritariamente para computador e máquina de arcada.

O Tetris é um jogo desafiante, obriga-nos a começar de novo quando perdemos e a superar através da lógica o nosso melhor resultado. Tem uma fórmula que atrai tanto crianças como adultos e foi descoberto em 1988 no CES, uma feira internacional de tecnologia, por Henk Rogers, um empresário holandês envolvido na indústria de videojogos, responsável pelo lançamento do desafio de incluir o jogo na venda da GameBoy, à Nintendo

O jogo foi criado por um grupo de engenheiros informáticos russos, nomeadamente, Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov, e tornou-se no primeiro título feito na Rússia a ser lançado nos mercados ocidentais, em 1986 – de acordo com a Engadget, os criadores inspiraram-se em jogos de puzzle infantis para desenhar o conceito do jogo.Em 2015, numa entrevista à Digital Trends, Pajitnov contou que a primeira versão do jogo ficou pronta em apenas seis semanas, tendo depois recebido uma série de revisões e updates.

No ano passado foram lançados dois novos títulos da saga, o Tetris Effect para a PS4, que combina a velha fórmula com vários efeitos especiais, oferece aos jogadores uma experiência de Realidade Virtual e uma trilha sonora renovada, e o Tetris 99, uma versão jogável na Nintendo, que adotou o estilo de jogo Battle Royale.

Se 35 anos depois o título ainda está a desafiar o mercado de gaming, que novidades nos trará no futuro?

  • 333