exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

Adiado o lançamento de novo jogo Wizardry para os EUA

Cinco minutos depois da hora marcada para a estreia do novo jogo Wizardry no Steam, os utilizadores dos EUA começaram a ver uma mensagem que anunciada o adiamento, devido a problemas relacionados com propriedade intelectual.

  • 333

Exame Informática

Os fãs de Wizardry aguardavam ansiosamente a reentrada do jogo no circuito de jogos de PC nos EUA, mas foram surpreendidos com uma mensagem que explicava que «devido a um problema imprevisto que envolve licenciamento de propriedade intelectual, o jogo não pode ser lançado hoje como queríamos. Pedimos desculpa pelo atraso repentino e iremos informar quando a nova data de lançamento for confirmada».

A XSEED, responsável pelo lançamento, acredita que o problema deve ser resolvido rapidamente, embora não tenham sido avançadas datas. «Deve ser uma simples formalidade que já está a ser tratada, uma vez que o jogo está finalizado e pronto para lançamento», cita o Kotaku. Pelo que foi adiantado, a GMO é a empresa que detem a propriedade intelectual de Wizardy agora e a Acquire, que criou Labyrinth of Lost Souls, o capítulo que será lançado nos EUA, não tinha o contrato com a GMO preparado a tempo, pelo que foi recomendado à XSEED o adiantamento. A informação chegou à meia noite do dia do lançamento, assim o alerta para os jogadores só pôde ser disponibilizado muito perto da hora marcada para a estreia.

Labyrinth of Lost Souls já está disponível nos EUA para PlayStation 3 desde 2011, mas este é o primeiro jogo a chegar para PC desde há anos. O título Wizardry esteve envolvido num longo processo judicial, de mais de 20 anos, terminando com a Sir-Tech a chegar a um acordo e pagar aos criadores do jogo original, Andrew Greenberg e Robert Woodhead. Esta situação nos EUA não impediu a Sir-Tech de lançar títulos frequentemente no Japão e manter o traço original dos anos 1980.

  • 333