exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

Microsoft mostra Project Scarlett, a Xbox de próxima geração

Microsoft

Microsoft

A empresa de Redmond mostrou, na E3, a nova versão da consola Xbox, que vai chegar ao mercado por altura do Natal do próximo ano.

  • 333

Exame Informática

A consola que esteve a ser preparada com o nome de código Project Scarlett é uma nova versão da Xbox, quatro vezes mais potente que a Xbox One X e que vai contar com chips da AMD. A nova consola vai incluir armazenamento em SSD de próxima geração e ter a capacidade de mostrar imagens a 120 frames por segundo. O objetivo é reduzir os tempos de carregamento dos jogos e a RAM GDDR6, bem como a RAM virtual, vão permitir performances até 40 vezes melhores neste capítulo. Sobre os processadores AMD, não houve grandes detalhes a serem revelados, mas sabe-se que são usadas as tecnologias Zen 2 e Navi mais recentes. O sistema vai suportar taxas de atualização variáveis, ray tracing em tempo real e acelerado por hardware e resolução até 8K. A dúvida é se suporta tudo isto ao mesmo tempo.

A Microsoft confirmou ainda que o serviço de streaming de jogos, Project xCloud, deve entrar em fase de previsualização já em outubro. Recorde-se que a Google prepara-se para entrar neste segmento com a Stadia em novembro. «Há dois meses conectamos todos os developers Xbox ao Project xCloud. Agora, o serviço de streaming da consola vai tornar a sua Xbox One no seu servidor gratuito e pessoal de xCloud», disse Phil Spencer, o vice-presidente executivo da Microsoft para gaming, citado pela Reuters. «Quer estejam a usar uma consola no nosso centro de dados, quer a sua própria consola em casa, em outubro os jogadores vão poder usar a nossa cloud de gaming híbrida para jogar os seus jogos, onde quiserem».

A Microsoft explicou em maio que o serviço de streaming vai funcionar em PC, consola e aparelhos móveis, dando acesso a um catálogo de ais de 3500 jogos que irão existir sem que sejam necessárias modificações por parte dos developers.

A Sony também mostrou os planos para lançar a nova PS 5, com especificações semelhantes e chip AMD, mas sem anunciar data de lançamento.

  • 333