exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

Há dois portugueses nomeados para o prémio de melhor fotógrafo de esports do mundo

Os fotógrafos acreditam que esta nomeação é positiva para impulsionar Portugal no universo dos desportos eletrónicos.

  • 333

João Ferreira e Nuno Miranda fazem parte dos dez nomeados dos Esports Awards, os prémios que distinguem os melhores do mundo no segmento dos desportos eletrónicos. As nomeações foram conhecidas esta semana e ambos estão distinguidos na categoria de fotógrafo do ano.

Atualmente, João trabalha como fotógrafo freelancer e Nuno é fotógrafo e gestor de redes sociais da equipa brasileira MIBR, uma das melhores do mundo no jogo Counter Strike Global Offensive (CS:GO).

«Já é o meu terceiro ano nomeado e finalista, por isso o sentimento é mais em saber que ainda consigo estar no topo no que toca a trabalho. Mais, é ver o meu trabalho também reconhecido por outros colegas da indústria. Ter esse respeito e, por vezes, admiração, é algo sem valor. Estar nesta lista final mais uma vez é ficares com a ideia de que estás a fazer um bom trabalho ao longo do ano», reagiu João Ferreira à nomeação, em resposta enviada à Exame Informática.

Já Nuno Miranda revela que é com «muita humildade» que se vê ao lado de «grandes nomes da fotografia nos esports, entre eles o nosso João Ferreira», adiantou também à Exame Informática. «Como gestor de redes sociais, encontrei a fotografia como forma de complementar o meu trabalho e ajudar os jogadores a crescerem as suas próprias plataformas sociais. Ao fim de três anos, sinto-me deveras grato por ver esse esforço recompensado com esta nomeação» acrescenta.

Os dois profissionais conhecem-se e João Ferreira diz mesmo que Nuno é quase como um aprendiz seu. «Fico contente por ele e fico contente por ser ele também a poder carregar a bandeira portuguesa pelo mundo dos esports. Mete o nome do Portugal no mundo e também um pouco da qualidade que temos por cá».

Ainda que, no mundo dos esports, grande parte das atenções esteja concentrada nos jogadores, ambos os fotógrafos acreditam que, mesmo não sendo jogadores, esta nomeação é positiva para o universo português dos desportos eletrónicos.

«Qualidade portuguesa nos esports existe sem a menor dúvida, temos jogadores a representaram o nosso país em algumas das maiores equipas do mundo, para além de vários profissionais de excelência em diversas áreas do ramo», sublinha Nuno Mirando sobre este tema. O fotógrafo diz que Portugal tem «um dos melhores públicos do mundo» de esports e que isso também tem contribuído para colocar o país no radar internacional dos desportos eletrónicos.

Os vencedores das várias categorias dos Esports Awards 2019 vão ser anunciados no dia 16 de novembro. A votação nos nomeados pode ser feita aqui.

  • 333