exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

Steam lança sistema de recomendação de jogos por IA

Steam

A Steam Labs está a trabalhar num projeto que recorre a uma rede neural que tem por base os padrões de jogo preferidos dos utilizadores para sugerir novos títulos

  • 333

Francisco JM Garcia

A Valve, uma produtora de videojogos americana, está a lançar uma secção na Steam Labs com projetos em desenvolvimento que podem ser experimentados pelos utilizadores. De acordo com a Engadget, um deles tem um sistema de recomendação interativo, que recorre a uma rede neural treinada para recomendar jogos consoante algumas informações do histórico do utilizador. No fundo, é um curador automático intitulado Recomendador Interativo.

No entanto, se um utilizador for fã de um shooter, não significa necessariamente que lhe sejam sugeridos apenas jogos que envolvam tiros e armas – o sistema baseia-se em padrões e não nos géneros favoritos do utilizador –, sendo possível programar os critérios de escolha do motor de recomendações através de um sistema de tags (categorias). Por exemplo, o utilizador pode escolher receber sugestões de jogos exclusivamente indie, títulos mais conhecidos, jogos velhos ou mais recentes.

O Engadget afirma que os restantes projetos estarão mais focados na venda de jogos, do que no sistema de sugestões do primeiro. O Micro Trailers, tal como o nome diz, dá amostras de vídeos com seis segundos para mostrar ao utilizador um grande número de jogos num curto lapso temporal. Caso o utilizador tenha tempo pode recorrer ao The Automated Show, o projeto que compila vídeos de meia hora sobre as grandes estreias da Steam, para dar uma oportunidade aos fãs mais curiosos de encontrar pequenas pérolas.

  • 333