exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

Microsoft e Nvidia juntam-se para melhorar efeitos visuais de Minecraft

Nvidia

A Nvidia também pensa vir a aplicar o Ray Tracing em jogos como Dying Light 2 ou Call of Dutty: Modern Warfare

  • 333

Francisco JM Garcia

A Microsoft e a Nvidia anunciaram uma parceria para aplicar uma tecnologia de melhoramento de gráficos ao jogo Minecraft, que permita aos jogadores terem uma experiência mais realista com efeitos de luz melhorados. A tecnologia é chamada “real-time ray tracing”, também conhecida pela RTX em inglês, e estará disponível nas versões do jogo para Windows 10.

Com esta atualização o jogo passa a ter efeitos de luz, reflexos e sombras com maior textura, permitindo que os jogadores possam ver pormenores como o Sol mais brilhante, feixes de luz na paisagem, lava incandescente ou sombras mais ou menos acentuadas. Curiosamente este anúncio surge pouco tempo depois de a Mojang, a produtora oficial de Minecraft, ter cancelado o pacote de gráficos Super Duper, que planeava trazer gráficos com qualidade 4K ao jogo.

Ao Engadget, Saxs Persson, diretor criativo do jogo, explicou que «na versão normal de Minecraft um bloco de ouro é apenas amarelo», «mas com a tecnologia ray tracing conseguimos ver tudo detalhadamente, inclusive reflexos de criaturas nos blocos». A Nvidia quer implementar a mesma tecnologia em jogos como Dying Light 2, Call of Duty: Modern Warfare, Metro Exodus – The Two Colonels e SYNCED: Off Planet.

Veja aqui algumas imagens oficiais da Nvidia que resultaram da aplicação do melhoramento gráfico.

  • 333