exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

Electronic Arts já arrancou com testes para streaming de videojogos

Empresa revelou o Project Atlas ainda em 2018 e começa agora a dar os primeiros passos para lançar o serviço

  • 333

A Electronic Arts (EA) arrancou nesta segunda-feira à noite com a primeira fase de testes públicos de um novo serviço de streaming de videojogos. O teste só vai estar disponível para um pequeno grupo de utilizadores selecionados e deverá ficar confinado a utilizadores de PC.

«Estamos focados em testar e perceber a performance dos videojogos na cloud. O nosso objetivo com este teste exclusivo é reunir informações à escala, para testar a performance e a qualidade do serviço num conjunto de condições de rede e múltiplos cenários de roteamento entre servidores», explicou numa nota oficial Ken Moss, diretor de tecnologia da gigante norte-americana.

Na prática, a empresa quer testar o serviço em «condições reais», para saber como deve no futuro lidar com instabilidade nas ligações de internet e na perda de performance das redes. De acordo com a informação revelada, a Amazon Web Services – que instalou um servidor para distribuição de conteúdos em Cascais – é a plataforma de cloud que a EA está a usar como base para o Project Atlas.

Neste período de testes, os jogadores vão ter acesso a quatro jogos através de streaming: FIFA 19, Titanfall 2, Need for Speed Rivals e Unravel. De acordo com Ken Moss, estes são títulos que têm exigências técnicas diferentes e isso será uma parte importante da versão final do produto.

Quando o Project Atlas se transformar num serviço de streaming disponível para o grande público, o objetivo da Electronic Arts é que possa ser acedido em televisores inteligentes, set top boxes e periféricos de streaming, PC, Mac, tablets e smartphones.

«Da mesma forma que as subscrições podem ser uma proposta muito forte para os jogadores acederem a bom conteúdo com um esforço mínimo, quando combinado com o streaming podemos torná-las ainda mais atrativas para experimentar novos jogos e ligar novas comunidades», acrescentou o executivo da EA.

A empresa dá ainda a entender que, no futuro, haverá mais testes públicos da plataforma de streaming e os jogadores interessados devem fazer a inscrição neste link.

De recordar que, além da Electronic Arts, também a Google e a Microsoft estão a testar serviços de distribuição de videojogos por streaming. Já no caso da PlayStation, a plataforma Now ficou disponível em Portugal no início do ano.

  • 333