exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

Google Stadia: o Netflix dos jogos arranca a 19 de novembro

Exame Informática

  • 333

Os utilizadores que compraram o pacote Founder’s Edition por 129 dólares vão poder começar a jogar no Google Stadia a partir de 19 de novembro. Portugal não está na lista dos primeiros países incluídos.

Exame Informática

Em junho, a Google tinha avançado com um vago “novembro” em resposta a quando é que o Stadia estaria disponível. Agora, durante o evento de hardware da empresa, foi confirmada a data de 19 de novembro para estreia daquele que está a ser apelidado por Netflix dos jogos. O sistema vai arrancar para os compradores do Founder’s Edition, que pagaram 129 dólares para ter um controlador Stadia Wi-Fi, um Chromecast Ultra, três meses do Stadia Pro e uma cópia de Destiny 2 para streaming. Depois deste primeiro trimestre, o serviço tem uma mensalidade de dez dólares, em troca dos quais os utilizadores têm acesso a um jogo gratuito por mês e a capacidade de jogar com resolução 4K, HDR e som surround 5.1. A Google quer lançar uma versão de streaming gratuito “limitada” a 1080p e som estéreo.

O serviço Stadia vai ser semelhante a fazer streaming de música ou séries de TV, desta feita para videojogos, sem haver necessidade de uma consola ou de serem adquiridas cópias físicas ou digitais dos jogos. Todo o processamento acontece na cloud e o desempenho em jogo está condicionado pela velocidade de acesso à Internet, lembra o Ars Technica.

Em termos de aparelhos que suportem o serviço, numa primeira fase, o Stadia vai estar disponível para os Pixel 3 e Pixel 3a e tablets Chrome OS, com o controlador a poder ser ligado via USB a estes aparelhos.

A lista dos 31 jogos que o sistema vai ter de início já é conhecida, com a Google a garantir a estreia de Orcs Must Die 3 em março de 2020 em regime de exclusividade.

  • 333