exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

Mais 2500 jogos de MS-DOS lançados no Internet Archive

O Internet Archive recebeu mais de 2500 títulos clássicos do PC. Os jogos de MS-DOS podem ser jogados no browser e trazem, na maior parte das vezes, manuais de instruções.

  • 333

Exame Informática

A inclusão de 2500 jogos de MS-DOS no Internet Archive foi um processo mais complexo do que a normal emulação de jogos de consolas como o Atari 800 ou a Commodore 64. O desafio veio do facto de ter havido diferentes configurações do MS DOS ao longo dos anos ou de haver jogos que tivessem de ser configurados de forma especial através do CONFIG.SYS, mas o projeto eXoDOS acabou por avançar e trazer estes títulos para o Archive.

Jason Scott, um dos curadores do arquivo, explica que «o DOS permanece consistente nos últimos quase 40 anos, mas muito foi alterado debaixo do capô e algumas vezes os programas foram escritos para trabalhar num hardware específico e num setup muito específico», cita o ExtremeTech.

A popularidade dos CD-ROM, com vídeos full-motion, diferentes jogos e diferentes métodos proprietários para fazer streaming de hardware trouxe uma complexidade adicional a este projeto. Agora, estamos a fazer streaming de quase 700 MB de dados no browser e mantê-los locais naquela tab para conseguir jogar.

Entre os muitos títulos disponíveis, podemos encontrar Wizardy VII: Crusaders of the Dark Savant, Ultima VII: Pagan, Alone in the Dark, SimCity 2000 ou Star Wars: Tie Fighter, de 1995.

Este esforço vai ajudar a preservar um pedaço da história da computação, dos videojogos e da programação. A coleção de jogos MS-DOS do Internet Archive chega agora aos sete mil títulos.

  • 333