exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Jogos

Google responde a polémica sobre 4K no Stadia

Phil Harrison, vice-presidente da Google, tinha confirmado que todos os jogos Stadia iriam estar disponíveis em resolução 4K, algo que afinal não corresponde totalmente à verdade. A empresa produziu agora a sua reação oficial.

  • 333

Exame Informática

Alguns dos jogos disponíveis no Stadia, como Destiny 2 ou Red Dead Redemption 2, não estão na verdade disponíveis na prometida resolução 4K. O Eurogamer explica que estes títulos estão renderizados em 1080p e são mostrados depois de um upscale, que resulta numa resolução nem sempre equivalente ao 4K. Phil Harrison, vice-presidente da empresa e responsável pelo Stadia, havia escrito no Twitter que todos os jogos estariam disponíveis em 4K.

Agora, em resposta às críticas que foram sendo levantadas, a Google produziu um comunicado onde coloca a responsabilidade de determinar a resolução e o framerate nos programadores. «O Stadia transmite em 4K e 60 fps – isso inclui todos os aspetos no nosso pipeline gráfico desde o jogo ao ecrã: GPU, encoder e Chromecast Ultra, todos transmitem em 4K para as TVs que suporte 4K, com a apropriada conexão à Internet (...) Damos aos developers a liberdade de como atingir a melhor qualidade de imagem e framerate no Stadia e estamos impressionados com o que conseguiram atingir desde o primeiro dia», cita o SlashGear. A empresa reitera que o serviço assenta nos seus centros de dados, pelo que os programadores poderão ser capazes de inovar rapidamente, enquanto conseguem providenciar uma melhor experiência, sem necessidade de patches ou downloads.

  • 333