Até agora, os utilizadores interessados em obter bandas sonoras de videojogos na Steam tinham de adquirir o título original. Agora, a Valve, empresa responsável pela plataforma, anuncia que este tipo de conteúdos vão estar disponíveis para compra independente, além de ter criado uma nova forma de gestão centralizada das faixas de música através da biblioteca do Steam. O novo sistema irá criar uma pasta centralizada de música, em vez de ter estes conteúdos espalhados pelas diferentes diretorias de jogos, noticia a publicação Engadget.
A novidade deve chegar ao Steam a 20 de janeiro e os programadores vão ter acesso a uma ferramenta que irá converter as músicas
Apesar de esta nova abordagem não significar que a Valve está a lançar uma loja de música, na prática trata-se do reconhecimento de que a componente musical dos jogos está a ganhar cada vez mais peso na indústria.
Para os criadores de jogos vai ser possível colocar à venda a banda sonora dos títulos que ainda não estão preparados ou que não estão disponíveis na plataforma, criando assim mais uma forma de receita. Do ponto de vista do utilizador, os ficheiros áudio disponibilizados vão ser melhorados e os produtores vão poder disponibilizar versões de alta qualidade (por exemplo, nos formatos .FLAC ou .WAV) além do “tradicional” formato .MP3.
A novidade deve chegar ao Steam a 20 de janeiro e os programadores vão ter acesso a uma ferramenta que irá converter as músicas para “pacotes” independentes e que os utilizadores vão poder juntar às músicas que já tinham comprado.