exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Microsoft diz que o Kinect não espia os utilizadores

Depois de um executivo da empresa ter dito que o Kinect iria permitir aumentar a eficiência da publicidade, agora outro responsável da Microsoft veio garantir que a informação captura pelo Kinect é confidencial.

  • 333

Sérgio Magno

A dúvida surgiu quando Dennis Durkin, diretor financeiro da Microsoft, disse numa conferência que "ao longo do tempo o Kinect vai ajudar-nos a selecionar melhor qual o conteúdo que apresentamos, qual a publicidade que apresentamos..". De acordo com a PC Pro, o responsável chegou a dar exemplos da informação recolhida pelo Kinect, destacando-se "dados sobre quantas pessoas estão na sala quando a publicidade é apresentada" e até o estado dos utilizadores: "estão de pé? Estão entusiamados? Estão a utilizar camisolas do Seahawks [uma conhecida equipa de futebol americano]?"

Estas declarações tiveram consequências imediatas, levando a artigos publicados na Internet sobre suspeitas de que a Microsoft estaria a transmitir os dados capturados pelo Kinect a terceiros. E empresa apressou-se a desmentir estas informações através de uma declaração enviada ao Wall Street Journal, onde é referido que "a Xbox 360 e o Xbox Live não usam qualquer informação captada pelo Kinect para fins publicitários".

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***

  • 333