exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Novabase põe os telemóveis a pagar transportes públicos

Depois de uma primeira experiência em Nice, a Novabase e a empresa Veolia vão estender a várias cidades de França um sistema que permite pagar bilhetes de transportes públicos através do telemóvel.

  • 333

Hugo Séneca

A expansão deste sistema de pagamento e validação de títulos de transporte está agendada para 2011.

O sistema desenhado pela Novabase para a transportadora Veolia recorre à tecnologia NFC (Near Field Communication).

Com a aplicação desenvolvida pela integradora portuguesa, os cidadãos franceses podem não só comprar títulos de transporte, como validar, sempre que entram num qualquer transporte público, esses mesmos bilhetes virtuais através de comunicações de rádio sem custos.

Com este sistema, os utilizadores não necessitam de deslocar-se a lojas específicas para comprar os tradicionais bilhetes de papel.

Em comunicado, João Rafael Silva, administrador da área da Novabase, lembra que o mercado francês está entre os mais avançados no que toca a novos sistemas de bilhética e admite que esta solução possa vir a ser aplicada em Portugal, Espanha ou Angola.

Além da Veolia, o sistema de títulos de transporte virtuais conta com o apoio dos operadores móveis franceses Orange-France, SFR, Bouygues Telecom e NRJ Mobile. Numa primeira fase, os operadores móveis contam lançar 4.000 telefones com tecnologia NFC.

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***

Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail