exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Exemplar do Apple I foi leiloado por 157 mil euros

Ontem, o leilão de um dos primeiros computadores produzidos pela dupla Steve Jobs/Steve Wozniak na Apple foi licitado por 133 mil libras (mais de 157 mil euros) em Londres. 

  • 333

Hugo Séneca

O leilão decorreu na famosa Christie e contou com a presença de Steve Wozniak, que juntou à assinatura de Steve Jobs um autógrafo na fatura original que acompanhou a máquina desde a venda inicial até à atualidade.

Apenas 200 exemplares do modelo Apple I (ou Apple-1) terão sido fabricados.

O comprador dá pelo nome de Marco Boglione e é um empresário e colecionador italiano.

A compra, que ficou um pouco abaixo dos valores máximos previstos, inclui uma motherboard fabricada à mão, várias interfaces, um manual, a caixa original, conectores, memória extra de 8 K e os recibos originais.

O Apple I tem 1000 vezes menos capacidade de processamento que o atual iPad, refere a Associated Press.

O Apple I foi apresentado no leilão como o primeiro computador com uma placa-mãe totalmente montada (o utilizador era assim poupado a trabalhos maiores e "apenas" tinha de comprar o ecrã, o teclado, e descobrir uma fonte energética para a máquina).

Apenas 200 Apple I terão sido fabricados. Os computadores foram comercializados entre 1976 e 1977, com um preço de 666.66 dólares - um valor que daria hoje para comprar dois iPhone 4 de 32GB e que ficaria perto do custo atual do Mac mini (preços do site da Apple para os EUA).

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***

Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail

  • 333