PT estabelece ligação entre Lisboa e Porto a 100 Gbps
A PT diz ter conseguido alcançar o máximo da velocidade possível na atualidade em redes de fibra ótica ao estabelecer uma ligação a 100 Gbps entre Lisboa e o Porto.

Um comunicado da PT refere que foi estabelecida uma ligação DWDM (de dense wavelength division multiplexing) com equipamentos de comutação e routing IP/MPLS.
A ligação foi efetuada a título de teste e teve por objetivo demonstrar a capacidade da rede de fibra ótica que hoje é usada para processar o tráfego dos subscritores dos serviços da PT.
O teste foi realizado com a tecnologia Converged Backbone Transformation da Alcatel Lucent, que tem como principal atrativo a redução dos custos de transporte de dados.
Mais do que um exercício de futurismo, a PT encara os 100 Gbps como um caminho a seguir: "A par das tendências da indústria, esperamos que o vídeo venha a constituir mais de metade do tráfego dos nossos clientes. Este tipo de procura necessita de maiores larguras de banda e tecnologia que comporte maior capacidade," reitera Alfredo Baptista, administrador para a Área das Tecnologias da PT, através de um comunicado da operadora.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail
Relacionados
-
Utilizadores vão suportar redes móveis do futuro
O futuro da infraestrutura móvel poderá residir nos próprios utilizadores através de um sistema de rede body-to-body.
-
Intel compra unidade de redes móveis da Infineon
A Intel apresentou uma proposta de compra de 1,4 mil milhões de dólares pela unidade de desenvolvimento de dispositivos para redes móveis da Infineon.
-
Zeinal Bava insiste: PT não vai partilhar a rede de fibra ótica com ninguém
Os líderes da Vodafone, Sonaecom e Oni lançaram ontem o apelo para a criação de uma rede de fibra ótica única no País. Zeinal Bava respondeu que a PT não vai partilhar a sua rede com ninguém.
-
Governo quer cobrir todo o país de fibra ótica até 2012
Paulo Campos, secretário de Estado das Comunicações, pretende que, em 2012, as redes de nova geração (fibra ótica e tecnologias alternativas) tenham cobertura nacional.
-
PT e Microsoft disponibilizam Office 365
A parceria PT/Microsoft vai disponibilizar às PMEs portuguesas software de produtividade, colaboração e comunicação baseado na cloud que inclui o Office 365.
Em destaque na Homepage
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
O projeto ESUS promete fazer o que ninguém fez até agora: desenvolver um dispositivo que caracteriza com precisão a extensão e a tipologia de uma catarata num olho humano. O primeiro produto poderá chegar aos consultórios dentro de três anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Mais de 30 tecnológicas, incluindo Microsoft e Facebook, assinaram um acordo em que se recusam a ajudar qualquer governo que tente encetar ciberataques.
-
-
-
-
-
Anacom anuncia novas regras para a portabilidade dos números de telemóvel
17.04.2018 às 14h13
Comentários