exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

PT estabelece ligação entre Lisboa e Porto a 100 Gbps

A PT diz ter conseguido alcançar o máximo da velocidade possível na atualidade em redes de fibra ótica ao estabelecer uma ligação a 100 Gbps entre Lisboa e o Porto.

  • 333

Hugo Séneca

Um comunicado da PT refere que foi estabelecida uma ligação DWDM (de dense wavelength division multiplexing) com equipamentos de comutação e routing IP/MPLS.

A ligação foi efetuada a título de teste e teve por objetivo demonstrar a capacidade da rede de fibra ótica que hoje é usada para processar o tráfego dos subscritores dos serviços da PT.

O teste foi realizado com a tecnologia Converged Backbone Transformation da Alcatel Lucent, que tem como principal atrativo a redução dos custos de transporte de dados.

Mais do que um exercício de futurismo, a PT encara os 100 Gbps como um caminho a seguir: "A par das tendências da indústria, esperamos que o vídeo venha a constituir mais de metade do tráfego dos nossos clientes. Este tipo de procura necessita de maiores larguras de banda e tecnologia que comporte maior capacidade," reitera Alfredo Baptista, administrador para a Área das Tecnologias da PT, através de um comunicado da operadora.

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***

Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail