PC vs Mac: os PCs são melhores porque são mais coloridos - Exame Informática

PC vs Mac: os PCs são melhores porque são mais coloridos

A Microsoft apresentou online uma lista de razões para os utilizadores preferirem os PCs com o Windows 7 aos Mac. Uma delas é a maior variedade de cores.

10/08/2010 10:09:04

 

Os números indicam que os Mac têm vindo a conquistar quota de mercado aos PCs com Windows e a Microsoft já começou a reagir, jogando também o "jogo" da comparação PC vs Mac habitual da Apple.

Em www.microsoft.com/windows/windows-7/compare/pc-vs-mac.aspx foi publicada uma lista das vantagens dos sistemas Windows segundo a Microsoft. A empresa alude a características ausentes dos Mac, como os leitores de Blu-ray e os ecrãs táteis. Tenta também convencer os utilizadores da maior simplicidade do Windows e assustá-los com o "velho" problema da compatibilidade dos ficheiros.

Mas talvez trunfo mais original apresentado pela Microsoft é o "Escolha a cor que gosta". Ou seja, a Microsoft está a usar a variedade de cores disponibilizadas pelos vários fabricantes de PCs como uma das principais razões para escolher um sistema Windows e não um sistema Mac. Segundo a Microsoft, os "Macs Estão apenas disponíveis em cinzento ou branco. Os PCs estão disponíveis numa grande variedade de cores e preços".

O que acha desta lista? Faz sentido a Microsof usar a arma do design contra a Apple?
Palavras-chave do artigo
PC vs Mac, microsoft, windows 7

Deixe o seu comentário

Ordenar por:
Mostrar

Quem é Mac?

Na verdade, sabe-se que existe o Macintosh. Mas eu não consigo vê-lo... Como posso escolher algo que não vejo. O que vejo é uma variedade de PCs no mercado. E ainda tenho dificuldade em escolher o melhor e o minimamente mais adequado para as atividades que desenvolvo.

0 Voto
Mostrar

quanto vale o vosso pc ?quanto vale o vosso mac ?

desde que mudei para mac em 2007 foi sem duvida a melhor escolha da minha vida.

-nao sou perito em informatica ,mas safo-me bem , no geral o que me chateava no pc era quando estava no meio de algo importante, ou tinha que reiniciar ,ou o antivirus ou antispyware fazia o scan, ou ja estava lento e tinha de formatar .

- quando comprei o imac fiquei maravilhado , rapido ,seguro , instala -desinstala facilmente, faz aquilo que preciso , ja vem com ilife , instalei perian +flip for mac gratuitamente e voila compativel com 99% dos programas para windows

-software para mac e´so ir ao versiontracker.com ,milhares gratuitamente

-recentemente instalei o steam for mac e joga que se farta contra os pcs

- e o valor dele usado
exemplo do um toshiba de 2007 no valor de 1500 em 2010 vale 300 ou menos)

exemplo de um mac de 2007 no valor de 1500 em 2010 ainda ha quem lhe de 800 em 2012 ainda valera 500 e a barreira de usado sera sempre 500 enquanto existir core 2 duo.

ps: ja nem falo da desvalorizaçao dos pc desktop porque ai e´enviar pelo esgoto

0 Voto
Mostrar

Re: quanto vale o vosso pc ?quanto vale o vosso ma

recentemente participei de um debate similar, contudo minhas conclusões foram opostas a suas. Cito> montei um pc a tres anos e meio por Y90.000 (yenes) , neste mesmo periodo meu cunhado comprou um mac por cerca de Y140.000. Ele já está no seu segundo mac e querendo pular para o terceiro, já que o atual travou geral. O caçula encavalou um mini cd com outra midia e eles não sairam mais. Utilizaram o mac durante algum tempo e agora ele parou geral. Levaram na assistencia técnica e eles pediram Y178.000, para arrumar (rsrsrs!) . No ano anterior, o meu filho ficou ligando e desligando o pc tirando a tomada do plug (rsrsrs) apagão geral. Queimou dois hd`s, que eu mesmo troquei por cerca de Y16.000. Tenho um quad core 6600. Se eu quiser fazer um super up grade, troco a placa mãe (1156) cpu (i7), memórias (ddr3 2000) tudo por cerca de Y55.000, já que a torre, fonte, leitor de cartões, dvd/bd, hds,monitor, teclado , mouse, home teather, fans e coolers podem ser os mesmos. Um similar da apple, usando memórias ddr3 1333 sai por Y218.000. Observe que aqui não estou comparando a máquina em si, já que concordo que um mac com configuração similar a um pc tende a ser melhor e mais estável. Mas estavamos falando do aspecto economico. Assim com o mesmo valor que se gasta num mac, da pra montar um pc muito melhor. ou economizar na diferença e levar uma tv de lcd de 32 polegadas para assistir os filmes.

0 Voto
Mostrar

Re: quanto vale o vosso pc ?quanto vale o vosso ma

pois deve viver mesmo num pais diferente .
se o seu cunhado comprou um mac e colocou um mini cd aonde nao devia foi por ma utilizaçao, nao foi erro apple. assistencia tecnica apple e´gratuita quando existe erro de fabrico ou esta na garantia.

quanto ha montagem pode montar sim um pc xpto com as ultimas graficas e processador ,mas continua a ser um caixote sem design, e depois tem o cancro que e´o windows+ antivirus+actualizaçoes diarias windows+actualizaçaoes antirus+ scan do antivirus+ 10 minutos a arrancar+ 3 dias a formatar e paciencia foi-se

windows nao da + estou farto de windows e de estar todo o dia preocupado que o pc esta mais lento , windows e´obsoleto ,velho ,ultrapassado , na moda esta o mac + iphone ios4 + android etc etc.

0 Voto
Mostrar

Re: quanto vale o vosso pc ?quanto vale o vosso ma

Realmente não sei como funcionam as garantias no vosso pais, mas aqui em portugal funcionam bem. O meu mac avariou a o leitor de CDs e em três dias trocaram-me sem me levar um tostão.
Depois de já ter passado a garantia parti a tampa do teclado e trocaram-me sem sequer me cobrarem os transportes. Mais uma vez não paguei um tosto.
O neste momento o meu mac tem dois anos e meio e estou "triste" porque não tenho nenhum motivo pra comprar um mac novo. Quando usava pcs ao fim de um ano já estava a pensar no PC que ia compara a seguir .
Em relação aos preços também não me posso queixar porque este mac custou 990, o meu antigo portatil custou 1450 era um Asus M3N. De maneira que ao trocar de mac pra pc ainda comprei mais barato.

0 Voto
Mostrar

Re: quanto vale o vosso pc ?quanto vale o vosso ma

No caso especifico, a garantia não era coberta pelo uso inadequado do filho dele. Logo ou se paga ou fica sem. Já quando se fala em portáteis a diferença de preço de fato não é muita. No comparativo anterior tratava-se de desktop, daí as diferenças de preços. (detalhe relevante> não comprei um pc pronto, mas montei o mesmo). O meu pc até que é ¨bonitinho¨, pelo menos a galera que aqui vem sempre comenta. Mas tbém concordo que em termos de designer não se compara com um mac, até porque a torre do pc é grande. (O que para mim não é um problema já que disponho de espaço). Finalizando, para as tarefas que preciso desempenhar o pc da forma como esta é suficiente, entretanto se um dia eu partir para edição de imagens ou algum outro trabalho na área do webdesigner com certeza retornarei ao mac (sim eu utilizava mac anteriormente). ou ainda se não tiver outras contas por me preocupar posso gastar minhas economias num mac sem medo de ser feliz!

0 Voto
Mostrar

A asus tem um pc de bambu

A asus tem um modelo coberto com bamboo tratado , tem modelos a imitar o estilo de lamborghini e ate tem a imitar caças furtivos como o f-117 .
 
  Só neste paragrafo aqui a cima disse tudo . Good luck apple fans , ur going to need it!

0 Voto
Mostrar

Pc vs mac

Sou um grande apaixonado pelas novas tecnologias e um estudante de informática igualmente enamorado com a ciencia que estudo sendo que grande parte do amor que nutro pelos computadores o devo a microsoft, nasci e cresci a viver e a acompanhar a evolucao dos sistemas operativos windows e das ferramentas office e devo dizer que se alguem tem duvidas entre um pc com windows e um mac, na ultima coisa que deve pensar e na cor dos pcs, foi na minha opinião uma declaracao infeliz tendo em conta a grandiosidade desta empresa. Pensem na interface simples dos windows, na liberdade que um pc vos dá para terem o sistemas operativo que desejarem ou a facilidade de trabalhar com um office , ja para não enunciar a quantidde de opcoes que oferece! Escolham a microsoft porque se dedica unicamente a optimizar e facilitar a vossa vida com solucoes informáticas!

0 Voto
Mostrar

comentários...

bem, o que prá aqui vai de comentários!

1 - sobre a noticia: no site da MS é referido que a Apple não dá poder de escolha (em relação ás cores dos computadores), enquanto no universo PC existe essa escolha. Não tem nada a haver sobre o design dos Macs ou os materiais destes (sejam em alumínio ou não), simplesmente é uma questão de poder de escolha.

2 - sobre o facto de ter dito que a MS estava atrasada em relação á publicidade, estava a referir-me aos ads "get a mac", que surgiram em 2006 (http://en.wikipedia.org/w...

3 - há aqui muita desinformação: é possível comprar um PC OEM sem SO (eu já fiz isso) e não, não é ilegal. alías como já falaram aqui que é ilegal, gostaria que me mostrassem qual o artigo em que diz que é ilegal. E isso traz vantagens, pois ganha-se um desconto por não incluir OS.

Sobre correr um SO virtualizado isso é possível quer em Windows, Linux, Mac, BSD, you-name-it. Por isso tanto posso correr num Mac outro SO paralelamente como posso fazer a mesma coisa em Windows, por portanto isso não é nenhuma vantagem (alias, até posso correr o Snow Leopard numa máquina Windows [isso sim, já é ilegal pois viola o EULA do OSX]).

Existem dois tipos de utilizadores: os empresariais e os domésticos: usar um Mac numa empresa pode ter custos adicionais elevados (por exemplo: tenho vários amigos que usam Macs numa rede com servidores Windows que é um caso de estudo; eles têm problemas com o Wireless cuja autenticação por certificado nem sempre funciona [o suporte técnico da Apple não soube resolver e pelos vistos é um problema conhecido pois existem vários casos reportados na net], o Entourage não suporta todas as funcionalidades que eles precisam e que tinham no Outlook 2007, pelo que tiveram que adquirir o Paralells, uma licença de Windows 7 e uma licença de Office 2007 por cada Mac que precisava destas funcionalidades; sincronização de telemóveis Windows Mobile num Mac? Boa sorte - tiveram de adquirir inicialmente uma aplicação á parte pois o iSync não suporta os HTCs deles; depois há um sem número de problemas extra como ferramentas empresariais que só funcionam em Windows e não existem para Mac, a falta de cuidado destes users ao estarem iludidos pela "elevada segurança do Mac" e nem terem cuidado com os sites que visitam ou limparem regularmente a porcaria que vão fazendo no Mac, deixando esses Macs em poucos meses mais lentos que as máquinas Windows que estavam a usar anteriormente, retirando assim a vantagem "o Mac é mais rápido e eficiente que um PC". Resumindo: deste que têm os Macs estes users têm dado mais despesa á empresa do que quando tinham Windows e eles reconhecem isso. Já outro caso interessante é uma empresa minha conhecida que só têm Macs [desktops, laptops e servidores] e os problemas também são muitos, mas não tanto como em ambientes mistos); já um utilizador doméstico só vai dizer maravilhas do Mac que tem (mas que não o está a explorar como numa empresa, logo não encontra os mesmos problemas) e que pode fazer isto e aquilo e que nunca mais pretende voltar para Windows.

Portanto é complicado dizer que um Mac é melhor do que um Windows; depende muito do utilizador destes SO e como vai tirar partido das suas funcionalidades, mais do que a velocidade, segurança e eficiência do SO. Eu tenho ambos os mundos (Windows e OSX) e noto que existem vantagens e desvantagens para ambos os SO, em vários níveis. Por isso não digo que um seja melhor do que o outro, porque não são.

0 Voto
Mostrar

microsoft

Claro os MAC´s podem ser bonitinhos ,mas não se esqueçam da enorme variedade dos outros pc´s..:Até podes montar um a tua medida...Por isso para mim pc normal é a melhor escolha,

0 Voto
Mostrar

Re: microsoft

E porque ainda ha muitas pessoas que qinda nao experimentaram o MAC, porque onde e que no windows se consegue correr mais do que um OS ao mesmo tempo? e onde e que no mac existe tanta variedade de virus e trojan e sei la mais o que, o MAC e baseado em linux (UNIX) que o torna simples pratico e rapido, para quem nunca experimentou deixo aqui uma recomendacao so para testar experimentem o UBUNTU que e FREEWARE e depois facam as comparacoes com o windows, o MAC ainda e mais a FRENTE

0 Voto
Mostrar

Re: microsoft

Dizes que não há tantos vírus e trojans para Mac como para Windows, mas não estás a pensar com clareza. Se toda a gente usasse Mac, certamente existiriam mais para Mac do que para Windows, é uma questão estatística. (Eu uso Windows, mas gosto bastante dos produtos da Apple, apenas acho que, para a utilização que eu dou ao computador, não me compensava estar a comprar um Mac.)
Cumps.

0 Voto
Mostrar

Marketing Agressivo

Meu Deus , eu não acredito no que estou a ler... Após estes anos todos a Microsoft está-se a sentir ameaçada ou é só impressão minha?

1. A Apple já teve uma linha de iMacs em que a parte traseira era de cor e mesmo assim hoje em dia pode-se comprar capas protectoras de diversas cores.
2. Não entendo porque é que uma empresa que está a sugerir um SO se defende com o design do hardware, sabendo que é possível usar qualquer plataforma Windows num Mac, ou através de Boot Camp ou Virtual Machine.
3. Como é que a Windows pode dizer que no seu SO existe simplicidade, se tudo comparado com um Mac só se encontra complexidade? - (Na minha opinião esta parte foi aldrabada à laia de promotor de vendas). E por falar nisso, até a própria página da Apple (http://www.apple.com/pt/g... contém a informação mais organizada do que a da Microsoft!
E se fosse a continuar dava para escrever um livro.

Como fã da Apple, sim sou, ao contrário de muitas pessoas que não gostam nem deixam gostar, na minha opinião a Microsoft só se está a desvalorizar com o que acabou de publicar. Um utilizador (leigo em relação a Macs) que já esteja cansado de anos e anos de perder os nervos com tempinhos de espera e bloqueios frequentes por parte da Windows, rapidamente abre a página da Apple e sente curiosidade em experimentar algo novo, algo diferente, algo rápido, simples, fácil e bonito. Depressa vai a uma loja experimentar e acaba por comprar.

As pessoas que não gostam do Mac OS, têm todo o direito a não gostarem.
Conforme as que gostam, têm direito a tomar partido da sua opinião.

O defeito do Mac é ser apenas conhecido por ser um computador lindo e caro, pois as pessoas não se dão ao trabalho de explorar o OS. Quem nunca experimentou intensamente um Mac, claro que prefere a Windows, obviamente.
Eu como utilizador só há uma coisa que me faz usar de vez em quando o Windows 7, é o Windows Live Messenger, pois a interface e as funcionalidades na Windows são maiores e melhores que aquelas que são disponibilizadas por parte da Microsoft no Microsoft Office:mac 2008. Como tenho Windows LMessenger no iPod, nunca mais precisei de usar o OS da Microsoft. E no próprio Mac não preciso do Office mac 2008, o iWork é excelente.
Faço muito mais e mais rapidamente num Mac que num Windows. (Organizar, partilhar, ouvir música, ver DVDs , posso ligar através do Kanex HDMI uma PS3, leitor Blu-Ray, MeoBox ao meu iMac e etc , etc, etc...)
Não tenho razões de queixa nenhumas. Além do mais, recomendo a todos aqueles que não têem receio de comprar só por causa que conhece pouca gente a usar Macs.

0 Voto
Mostrar

Re: Marketing Agressivo

O MAC é giro e tal e bla bla bla. Eu quero é poder jogar. Nao quero saber do visual do SO. E quero jogar com compatibilidade máxima e nao precisar de emuladores de outro SO para jogar.
Ouvir música: depende. O iTunes é muito bom para quem quer organização, mas quando so se quer ouvir algo para ver se ta bem o Media Player é mais util. (mesmo assim prefiro iTunes).
De resto ta tudo muito equilibrado. O Windows é mais personalizavel (e nao gosto das janelas dos MAC, muito cinza).
Prefiro Windows porque sou jogador, mas se nao jogasse quem sabe

0 Voto
Mostrar

PC vs Mac

Eu sempre utilizei PC, não é mau nem é bom, é como os automóveis, depende do condutor e do pé de cada um. Tenho um amigo que é vendedor, durante algum tempo usou PC depois a companhia deu-lhe um Mac, alguns dias a traz perguntei-lhe que tal era o MAC. A resposta dele foi simples e directa, no inicio é tudo maravilhas mas com o passar do tempo tornou-se alentejano e os problemas começaram a aparecer, portanto segundo ele a trampa é a mesma, só muda é o cheiro pois o problema é comum a ambos os sistemas, com o passar do tempo vão acumulando imenso lixo, especialmente no arranque o que leva á lentidão e à instabilidade das maquinas.
No meu caso todas as semanas verifico o arranque para apagar as entradas de tralha que raramente utilizo mas que devido a actualizações teimam em arrancar com o windows, é um autentico suplicio, mas é uma maneira de aumentar a velocidade de arranque e estabilidade da maquina para alem de limpar temporários e chaves de registo inúteis. A minha opinião é que independentemente da maquina ser PC ou MAC a sua performance, estabilidade e satisfação depende directamente da sua utilização e manutenção.

0 Voto
Mostrar

Re: PC vs Mac

Essa é uma opinião muito bem elaborada com a qual partilho completamente, pois possuo ambos os sistemas operativos. No entanto acho que esteticamente os Mac's estão a anos luz dos PC's, estes com um design muito piroso.

0 Voto
Mostrar

Re: PC vs Mac

Completamente de acordo, é como a água e o azeite, são a mesmíssima coisa.
Comentário inteligente revelador de que conhece bem daquilo fala.

0 Voto
Mostrar

Re: PC vs Mac: os PCs são melhores porque são mais

http://upload.wikimedia.o...

parece que nem sabem o que a concorrência tem.

0 Voto
Mostrar

Re: PC vs Mac: os PCs são melhores porque são mais

Também existem umas capinhas pra mac com as mais variadas cores e feitios. E que mais uma vez, este tipo de acessórios não existem pra PC.

http://www.garskin.com/

0 Voto
Mostrar

Re: PC vs Mac: os PCs são melhores porque são mais

Da próxima vez que colocar um link a mostrar que só dá para produtos Apple e que "este tipo de acessórios não existem pra PC", certifique-se que isso é verdade.
    No mesmo site tem as ditas "capinhas" para Mac Book, Laptop, PSP, Xbox, PSP, etc., etc., etc.....

http://store.garskin.com/

0 Voto
Mostrar

Re: PC vs Mac: os PCs são melhores porque são mais

Não me parece que os modelos mostrados na foto sejam muito actuais, não é?
      De facto, actualmente (que me lembre) a Apple só vende computadores brancos ou cinzas. Não é por causa disso que deixam de ser apelativos. Pessoalmente gosto bastante do design dos computadores Apple, sejam portáteis quer sejam desktop.
      Actualmente os PCs têm maior oferta de cores do que a Apple? Sim, têm!!!

0 Voto
Mostrar

Fan boys...

...e não há mais nada para dizer!

0 Voto
Mostrar

Re: Fan boys...

Sé as noticas que metem Apple é que há coisa pra dizer. As outras não interessam. Obrigado por colaborar.

0 Voto
Mostrar

Re: Fan boys...

Acho que tem legitimidade para comentar todo aquele que se assume conhecedor de ambos os Sistemas Operativos.
E acho que ninguém deve ser impedido de dar a sua opinião...

Da mesma forma que acho que aqueles que se limitaram a "experimentar" um dos SOs 5 min não deviam abrir a boca para criticar, porque de certeza que também não foram fáceis os primeiros 5 minutos de contacto com o Windows...

Já nem falo daqueles que comentam sem sequer terem experimentado.

0 Voto
Comentar
Quer participar na discussão
Registe-se ou faça Login
*
5000 caracteres disponíveis

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia. Respeite as nossas Termos de utilização.

Newsletters

Subscreva a nossa newsletter diária com as útilmas novidades do mercado aqui:

mail
newsletters
NAS BANCAS
Exame Informática 203, maio de 2012

Exame Informática 203, maio de 2012

Será o 4G capaz de substituir os acessos de banda larga fixos? Fique a conhecer a tecnologia LTE ao pormenor e quais as vantagens e o desempenho desta nova geração de redes móveis.