Cópia privada: proposto teto máximo de 6% do preço dos equipamentos eletrónicos

13/02/2012 16:53

A bancada parlamentar do PS reviu as alterações ao projeto de lei da cópia privada e propôs a introdução de um teto máximo à aplicação de taxas.

A Assembleia da República está a debater o projeto de lei da cópia privada

Terminadas as audições naComissão Parlamentar da Educação, Ciência e Cultura, eis que a bancadaparlamentar do PS acaba de propor alterações ao projeto de lei 118/XII queprevê a aplicação de taxas aos equipamentos eletrónicos, para efeitos decompensação dos autores pelas cópias privadas de livros, música ou software.

As alterações propostas preveem a aplicação de uma taxa que não deverá superar 6%do preço dos equipamentos eletrónicos antes do IVA. Segundo a Lusa, asalterações propostas pela deputada e ex-ministra da cultura Gabriela Canavilhaspreveem isentar de qualquer taxa os cartões de memória usados pelas máquinasfotográficas.

Caso as alterações agora apresentadas sejam aprovadas naAssembleia da República, o Governo passará a atualizar todos os anos, ou a cada parde anos, as taxas a aplicar a cada equipamento eletrónico.

Gabriela Canavilhasestima que as taxas possam valer entre cinco e seis milhões de euros anuaispara autores, produtores e intérpretes de obras que são copiadas para usoprivado dos consumidores. Os montantes referentes às taxas de compensação são distribuídos pelaAssociação para a Gestão da Cópia Privada (AGECOP) pelos vários intervenientes naindústria.

Atualmente, as taxas decompensação da cópia privada são aplicadas a alguns discos e leitores de CD. Em2011, a AGECOP recolheu e distribuiu cerca de 1,8 milhões de euros.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Samsung Galaxy S6 e S6 Edge em análise

Testamos os novos terminais topo de gama da Samsung. Ambos são exatamente iguais por dentro e constituídos apenas por uma peça, o que faz com que não se possa aceder à bateria. 

Wiko Ridge 4G em análise

A Wiko já ocupa o segundo lugar dos fabricantes de smartphones livres de operador. O Ridge 4G é um modelo de classe média e que apresenta uma relação qualidade-preço interessante. 

Nintendo 3DS e 3DS XL em análise

Já jogamos nas novas edições da Nintendo 3DS, que trazem ecrãs maiores face aos modelos anteriores, mas ainda não oferecem alta definição.

Lentes que ajudam daltónicos

Fomos até à Universidade do Minho onde está a ser desenvolvida uma nova geração de lentes que permite aos daltónicos identificarem todas as cores do arco-íris. As primeiras lentes poderão chegar ainda antes do final do ano.

Ford Mondeo 2.0 TDCi SW Titanium

Já conduzimos o Ford Mondeo. Este modelo prova que não é preciso investir numa marca de luxo para ter a melhor tecnologia a bordo.

Exame Informática 238, abril

Explicamos como preparar as crianças para o futuro, apresentamos à maior análise jamais feita aos serviços de TV portugueses, mostramos um veículo do futuro desenvolvido em Portugal, testamos o primeiro smartphone Ubuntu...

EI Tv

Exame Informática 434

Em destaque neste programa: revelamos os novos topo de gama da Samsung e conhecemos umas lentes desenvolvidas para ajudar os daltónicos

Exame Informática 433

Em destaque neste programa: jogamos nas novas consolas portáteis da Nintendo e mostramos o primeiro detetor de otites desenvolvido em Portugal

Exame Informática 432

Em destaque neste programa: testamos o primeiro phablet construído pela Google e conduzimos o novo Ford Mondeo.