Cópia privada: proposto teto máximo de 6% do preço dos equipamentos eletrónicos

13/02/2012 16:53

A bancada parlamentar do PS reviu as alterações ao projeto de lei da cópia privada e propôs a introdução de um teto máximo à aplicação de taxas.

A Assembleia da República está a debater o projeto de lei da cópia privada

DR

A Assembleia da República está a debater o projeto de lei da cópia privada

Terminadas as audições naComissão Parlamentar da Educação, Ciência e Cultura, eis que a bancadaparlamentar do PS acaba de propor alterações ao projeto de lei 118/XII queprevê a aplicação de taxas aos equipamentos eletrónicos, para efeitos decompensação dos autores pelas cópias privadas de livros, música ou software.

As alterações propostas preveem a aplicação de uma taxa que não deverá superar 6%do preço dos equipamentos eletrónicos antes do IVA. Segundo a Lusa, asalterações propostas pela deputada e ex-ministra da cultura Gabriela Canavilhaspreveem isentar de qualquer taxa os cartões de memória usados pelas máquinasfotográficas.

Caso as alterações agora apresentadas sejam aprovadas naAssembleia da República, o Governo passará a atualizar todos os anos, ou a cada parde anos, as taxas a aplicar a cada equipamento eletrónico.

Gabriela Canavilhasestima que as taxas possam valer entre cinco e seis milhões de euros anuaispara autores, produtores e intérpretes de obras que são copiadas para usoprivado dos consumidores. Os montantes referentes às taxas de compensação são distribuídos pelaAssociação para a Gestão da Cópia Privada (AGECOP) pelos vários intervenientes naindústria.

Atualmente, as taxas decompensação da cópia privada são aplicadas a alguns discos e leitores de CD. Em2011, a AGECOP recolheu e distribuiu cerca de 1,8 milhões de euros.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática 248, Fevereiro

Passa muito tempo nas redes sociais? Então está na altura de começar a ganhar dinheiro no YouTube e no Facebook! Temos um guia sobre impressão 3D e testes ao portátil HP Star Wars, aos telemóveis Nexus 6P e Huawei Mate 8 e a hoverboards. Também conversámos com o guru da tecnologia da Nissan e sentámo-nos numa cadeira que corrige automaticamente a postura.

EI Tv