Segurança: EDP alerta para e-mails fraudulentos

27/03/2012 15:12

Está a circular um e-mail fraudulento com supostas faturas da EDP, que instala software malicioso nos computadores das vítimas.

edp.jpg

No comunicado de imprensa no site da EDP, a empresa avisa que estão acircular e-mails fraudulentos em nome da empresa, com supostas faturas deeletricidade.

Os e-mails fraudulentos incluem o assunto “Envio de Fatura Eletrónicade 2012/03/24 do CIL C22349082” e até incluem a imagem e o nome do grupo paratornar a mensagem mais credível. Para todos os efeitos, os e-mails que estão aser enviados são cópias daqueles que a EDP envia aos clientes.

Depois de clicar na ligação que dá acesso à suposta fatura eletrónica,é instalado um software malicioso e, em simultâneo, aberto um documento emformato PDF que dissimula a instalação do malware.

Para ajudar os seus clientes a evitar este ataque, a EDP chama aatenção para o facto de estes e-mails falsos incluírem um link para um site externoe não um ficheiro em anexo, ao contrário dos e-mails legítimos.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática, 252, junho

Em Portugal há sistemas de abastecimento de água e de gás que têm graves falhas de segurança. Até centrais elétricas podem cair nas mãos dos hackers. Investigámos e contamos tudo. Como sempre, testámos muitos dispositivos e falámos com o português que participou em 10 missões espaciais. Mas há muito mais para conhecer nesta edição.

EI Tv