Meo Fibra: PT obrigada a suspender publicidade

02/04/2012 15:15

O Júri de Ética do Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP) ordenou a suspensão da publicidade do Meo Fibra.

Quando a fibra ótica  não chega para a encomenda...

A decisão teve origem numa queixa apresentada pela Optimus, que considera que a campanha publicitária da PT transmite a ideia de que é a única oferta que realmente disponibiliza acesso à fibra ótica no mercado português.

De acordo com a Agência Lusa, o ICAP considerou que a campanha publicitária do Meo Fibra não está em conformidade com o Código de Conduta do ICAP e do Código da Publicidade e viola as restrições aplicadas à publicidade comparativa e à publicidade enganosa.

Na campanha publicitária do Meo Fibra, constavam frases alusivas à comparação de serviços («Temos que provar que a nossa fibra é superior às outras»); e também outras que pressupunham que a concorrência não tem oferta de serviços de fibra ótica («a nossa é a verdadeira fibra»).

A PT Comunicações (PTC) considera que a publicidade em causa não induz os consumidores em erro, e reitera não ter incorrido em publicidade comparativa (que é proibida pela legislação portuguesa). Os argumentos não chegaram para convencer o ICAP, que decidiu suspender a ação publicitária na totalidade, a 29 de março.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Um robô a suturar a pele de uma uva

Um vídeo que mostra a precisão incrível de um robô cirurgião.

Exame Informática TV n.º 442

Em destaque neste programa: revelamos um pequeno computador com projetor incluído e temos uma estação meteorológica que pode usar em casa.

VW E-Golf em análise

Já conduzimos carro elétrico da Volkswagen, o mais silencioso que já testámos. O modo de regeneração permite aumentar a autonomia de forma significativa e apresentar consumos extremamente competitivos.

Câmara Sony DSC-QX30 em análise

Esta câmara fotográfica que pode ser usada de forma independente ou acoplada ao telemóvel.

Repórter EI: Fábrica Zeiss na Alemanha

Visitámos uma fábrica da Zeiss na Alemanha, uma das empresas que mais se destaca em tecnologia ótica.

Exame Informática 240, maio

Há 20 anos, Nokia e Ericsson dominavam nos telemóveis; havia computadores Compaq, Digital e CityDesk; a navegação na Net fazia-se a 56 Kbps e com Netscape; pesquisar era com Altavista, e o Windows 95 era o máximo. Mas nem tudo mudou em 20 anos: nos últimos 240 meses, a Exame Informática nunca parou de dar a conhecer as novidades das tecnologias. 

EI Tv

Exame Informática TV n.º 442

Em destaque neste programa: revelamos um pequeno computador com projetor incluído e temos uma estação meteorológica que pode usar em casa.

Exame Informática TV n.º 441

Em destaque neste programa: colocamos à prova as curvas do LG G Flex 2 e mostramos uma app que ajuda os idosos a encontrar o caminho de volta a casa. 

Exame Informática n.º 440

Em destaque neste programa: a entrega dos prémios Exame Informática e visitamos uma fábrica da Zeiss na Alemanha.