Meo Fibra: PT obrigada a suspender publicidade

02/04/2012 15:15

O Júri de Ética do Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP) ordenou a suspensão da publicidade do Meo Fibra.

Quando a fibra ótica não chega para a encomenda...

Quando a fibra ótica não chega para a encomenda...

A decisão teve origem numa queixa apresentada pela Optimus, que considera que a campanha publicitária da PT transmite a ideia de que é a única oferta que realmente disponibiliza acesso à fibra ótica no mercado português.

De acordo com a Agência Lusa, o ICAP considerou que a campanha publicitária do Meo Fibra não está em conformidade com o Código de Conduta do ICAP e do Código da Publicidade e viola as restrições aplicadas à publicidade comparativa e à publicidade enganosa.

Na campanha publicitária do Meo Fibra, constavam frases alusivas à comparação de serviços («Temos que provar que a nossa fibra é superior às outras»); e também outras que pressupunham que a concorrência não tem oferta de serviços de fibra ótica («a nossa é a verdadeira fibra»).

A PT Comunicações (PTC) considera que a publicidade em causa não induz os consumidores em erro, e reitera não ter incorrido em publicidade comparativa (que é proibida pela legislação portuguesa). Os argumentos não chegaram para convencer o ICAP, que decidiu suspender a ação publicitária na totalidade, a 29 de março.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática, 252, junho

Em Portugal há sistemas de abastecimento de água e de gás que têm graves falhas de segurança. Até centrais elétricas podem cair nas mãos dos hackers. Investigámos e contamos tudo. Como sempre, testámos muitos dispositivos e falámos com o português que participou em 10 missões espaciais. Mas há muito mais para conhecer nesta edição.

EI Tv