Aceder à caixa ATM usando a palma da mão

12/04/2012 13:26

No Japão, em breve será possível usar apenas a nossa mão e um PIN para aceder a uma caixa ATM.

atm.jpg

Segundo o The Verge, o banco japonês Ogaki Kyoritsu começará em breve a aceitar a palma da mão para autenticar o acesso à conta bancária nas ATMs (que em Portugal são conhecidas pela marca Multibanco), juntamente com um PIN e a data de nascimento.

A identificação biométrica já é de uso comum no Japão, mas a novidades aqui é o facto de este banco dispensar o uso de qualquer cartão ou caderneta bancária.

O plano do pequeno banco regional é instalar dez novas ATMs na Prefeitura de Gifu em setembro, como parte de um novo projeto piloto. Antes de usarem estas ATMs, os clientes necessitarão de associar dados biométricos à sua conta bancária, numa sucursal do banco.

Com o slogan “você é o seu cartão de dinheiro”, esta iniciativa é uma forma de ajudar as pessoas que perderam o cartão a aceder à sua conta bancária. Portanto, é mais uma medida de emergência do que uma iniciativa para substituir, em definitivo, o uso de cartões.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática 248, Fevereiro

Passa muito tempo nas redes sociais? Então está na altura de começar a ganhar dinheiro no YouTube e no Facebook! Temos um guia sobre impressão 3D e testes ao portátil HP Star Wars, aos telemóveis Nexus 6P e Huawei Mate 8 e a hoverboards. Também conversámos com o guru da tecnologia da Nissan e sentámo-nos numa cadeira que corrige automaticamente a postura.

EI Tv