Aceder à caixa ATM usando a palma da mão

12/04/2012 12:26

No Japão, em breve será possível usar apenas a nossa mão e um PIN para aceder a uma caixa ATM.

atm.jpg

Segundo o The Verge, o banco japonês Ogaki Kyoritsu começará em breve a aceitar a palma da mão para autenticar o acesso à conta bancária nas ATMs (que em Portugal são conhecidas pela marca Multibanco), juntamente com um PIN e a data de nascimento.

A identificação biométrica já é de uso comum no Japão, mas a novidades aqui é o facto de este banco dispensar o uso de qualquer cartão ou caderneta bancária.

O plano do pequeno banco regional é instalar dez novas ATMs na Prefeitura de Gifu em setembro, como parte de um novo projeto piloto. Antes de usarem estas ATMs, os clientes necessitarão de associar dados biométricos à sua conta bancária, numa sucursal do banco.

Com o slogan “você é o seu cartão de dinheiro”, esta iniciativa é uma forma de ajudar as pessoas que perderam o cartão a aceder à sua conta bancária. Portanto, é mais uma medida de emergência do que uma iniciativa para substituir, em definitivo, o uso de cartões.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática, 252, junho

Em Portugal há sistemas de abastecimento de água e de gás que têm graves falhas de segurança. Até centrais elétricas podem cair nas mãos dos hackers. Investigámos e contamos tudo. Como sempre, testámos muitos dispositivos e falámos com o português que participou em 10 missões espaciais. Mas há muito mais para conhecer nesta edição.

EI Tv