exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Internet vai chegar a 3,4 mil milhões de pessoas em 2016

A previsão é da Cisco aponta para que em 2016 os dados transferidos na rede global vão alcançar 1,3 mil milhões de terabytes e vão estar acessíveis a 3,4 mil milhões de utilizadores da Internet.

  • 333
Esperemos que os ISPs aumentem os limites de tráfego

Esperemos que os ISPs aumentem os limites de tráfego

Os números da evolução da Internet não param desurpreender pela dimensão. O último estudo da Cisco aponta para que em 2016 osdados transferidos por cabo alcancem 1,3 zetabytes, o equivalente a 1,3 milmilhões de terabytes (nomenclatura decimal). No mesmo ano já deverão existiroito mil milhões de dispositivos, incluindo móveis, equipados com tecnologiaIPv6.

Este valor vai ser conseguido devido ao grande aumento deutilizadores da Internet e da largura de banda média de acesso, respetivamente3,4 mil milhões e 34 Mbps.

O estudo aponta outras previsões interessantes. Porexemplo, calcula que o tráfego gerado pelo peer-to-peer vai ter uma menorimportância relativa: 54% do total, contra os 77% atuais. Ainda assim, o valorbruto vai chegar aos 10 exabytes por mês em 2016 (atualmente estima-se queesteja nos 4,6 exabytes por mês).

Boa parte do crescimento do tráfego será uma consequênciada televisão digital, que a Cisco prevê que vai chegar aos 1,3 mil milhões deassinantes, cerca do dobro dos existentes no ano passado.

Pelo contrário, os PCs, que em 2011 eram responsáveis por94% de todo o tráfego da Internet, vão gerar apenas 18% do tráfego em 2016. Emais de metade do tráfego vai passar por dispositivos equipados com redes semfios, mas ligados a pontos de acesso à Internet fixos.

A região da Ásia Pacífico vai dominar a Internet com umamédia de 40,5 exabytes mensais, deixando a zona da América do Norte numdistante segundo lugar com “apenas” 27,5 exabytes por mês.

  • 333