Deco avança com ação judicial contra Apple

18/07/2012 10:07

A organização de defesa do consumidor vai colocar a empresa da Maçã em tribunal por esta não cumprir a lei das garantias.

Oh Apple, lembras-te daqiueles 40 milhões de que te falei no outro dia?

De acordo com a Lusa, a DECO decidiu avançar com uma ação em tribunal contra a Apple. A decisão prende-se com o facto de a empresa “enganosamente” os consumidores, aliciando-os a alargar a garantia para três anos através do seu Plano de Proteção AppleCare que “nada” acrescenta à garantia legal de dois anos existente em Portugal.

“A lei comunitária e portuguesa dá uma garantia de dois anos para os bens móveis, mas a Apple não reconhece esta realidade. Após várias tentativas para cumprir estes direitos, sem sucesso, decidimos avançar com uma ação judicial popular”, disse João Morgado, secretário-geral da DECO à Lusa.

A DECO pretende que o tribunal reponha a legalidade, “pois não temos dúvidas que há aqui um atropelo aos direitos dos consumidores”, defendeu, recomendado aos clientes que exijam o cumprimento legal da garantia de dois anos.

A Exame Informática já tinha noticiado em janeiro deste ano a ação judicial que a Apple perdeu em Itália, por induzir os consumidores em erro relativamente às garantias dos seus produtos. A empresa da Maçã acabou por ser multada em 900 mil euros.

Mais recentemente, a AGCM, a autoridade italiana da concorrência, multou novamente a Apple, desta vez em mais 300 mil euros, por a empresa continuar a não cumprir a lei italiana e comunitária da garantia de dois anos sobre produtos móveis. A AGCM ameaçava, igualmente, fechar temporariamente todas as operações em Itália, como consequência deste incumprimento.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

I-GotU Pod 30 em análise

Experimentamos um pequeno dispositivo que inclui vários sensores ideias para desportistas e que permitem, por exemplo, controlar o ritmo das corridas.

Exame Informática TV n.º 451

Em destaque neste programa: mostramos como a tecnologia ajuda a Easyjet a ser mais eficiente e conhecemos o CarCode, um sistema que diz tudo sobre os componentes de um automóvel. 

Repórter EI: JP IT Partners Challenge

Estivemos presentes numa iniciativa da JP, a empresa tecnológica que mais exporta e que está presente em vários países.

Exame Informática TV n.º 450

Em destaque neste programa: voamos o Parrot Bebop e mostramos um sensor ideal para desportistas.

Repórter EI: Easyjet

Fomos ver como a companhia aérea low-cost está a usar tecnologia de impressão 3D para produzir apoios para o braço e até peças do motor em metal com uma precisão impressionante. Além disto, a empresa adota várias soluções tecnológicas para ser mais eficiente.

Exame Informática 241, Julho

Desvendamos os segredos do Windows 10, apesar de não podermos desvendar os segredos do Universo, nem mesmo com uma entrevista ao líder do CERN. O drone  Parrot Bebop, o novo Macbook, ou as dicas para escolher  um PC de jogos estão entre os atrativos desta edição.

EI Tv

Exame Informática TV n.º 451

Em destaque neste programa: mostramos como a tecnologia ajuda a Easyjet a ser mais eficiente e conhecemos o CarCode, um sistema que diz tudo sobre os componentes de um automóvel. 

Exame Informática TV n.º 450

Em destaque neste programa: voamos o Parrot Bebop e mostramos um sensor ideal para desportistas.

Exame Informática TV n.º 449

Em destaque neste programa: conhecemos um robô que ajuda os mais velhos a manterem-se em forma e mostramos dois relógios inteligentes da Growing.