Deco avança com ação judicial contra Apple

Márcio Florindo
18/07/2012 10:07
Oh Apple, lembras-te daqiueles 40 milhões de que te falei no outro dia?

A organização de defesa do consumidor vai colocar a empresa da Maçã em tribunal por esta não cumprir a lei das garantias.

De acordo com a Lusa, a DECO decidiu avançar com uma ação em tribunal contra a Apple. A decisão prende-se com o facto de a empresa “enganosamente” os consumidores, aliciando-os a alargar a garantia para três anos através do seu Plano de Proteção AppleCare que “nada” acrescenta à garantia legal de dois anos existente em Portugal.

“A lei comunitária e portuguesa dá uma garantia de dois anos para os bens móveis, mas a Apple não reconhece esta realidade. Após várias tentativas para cumprir estes direitos, sem sucesso, decidimos avançar com uma ação judicial popular”, disse João Morgado, secretário-geral da DECO à Lusa.

A DECO pretende que o tribunal reponha a legalidade, “pois não temos dúvidas que há aqui um atropelo aos direitos dos consumidores”, defendeu, recomendado aos clientes que exijam o cumprimento legal da garantia de dois anos.

A Exame Informática já tinha noticiado em janeiro deste ano a ação judicial que a Apple perdeu em Itália, por induzir os consumidores em erro relativamente às garantias dos seus produtos. A empresa da Maçã acabou por ser multada em 900 mil euros.

Mais recentemente, a AGCM, a autoridade italiana da concorrência, multou novamente a Apple, desta vez em mais 300 mil euros, por a empresa continuar a não cumprir a lei italiana e comunitária da garantia de dois anos sobre produtos móveis. A AGCM ameaçava, igualmente, fechar temporariamente todas as operações em Itália, como consequência deste incumprimento.

ATENÇÃO:ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Fomos conhecer o Skyorbiter, um satélite atmosférico de baixa altitude desenvolvido em Portugal... que ainda não tem pista para descolar para dar uma volta ao mundo em duas semanas.

Estivemos na IFA e conhecemos em primeira mão algumas das novidades que os principais fabricantes preparam para as cozinhas do futuro. Frigoríficos que tiram fotos, ar condicionado controlado por smartphone e máquinas de café que funcionam através de uma app, entre muitas outras inovações.

Na IFA, conhecemos o Satellite Radius 11 e vimos mais alguns computadores híbridos.

Foi na IFA que experimentamos os Oculus Gear VR que formam uma dupla de sucesso com um Galaxy Note 4.

Estivemos na IFA e experimentamos em primeira mão algumas das novidades no que diz respeito a wearables. Destaque para os relógios inteligentes da LG, Samsung e Sony, para a TalkBand e para o Archos Music Beenie.

A Não perder

Os smartwatches chegaram em força! Mas para que servem e quais são os que mercem lugar no nosso pulso? As respostas nesta edição.

EI Tv

O terceiro e último programa dedicado à IFA este ano. Em destaque neste programa: televisores com ecrãs planos e flexíveis, curvos e até com resolução 5K; uma seleção de wearables para o futuro próximo.

O segundo de três programas dedicados à IFA, a maior feira de eletrónica de consumo da Europa. Em destaque neste programa: os smartphones e tablets que vêm aí e os eletrodomésticos mais inovadores.

O primeiro de três programas dedicados à IFA, a maior feira de eletrónica de consumo da Europa. Em destaque neste programa: Galaxy Note 4, Gear VR, Galaxy Note Edge e Toshiba Satellite Radius 11.

 

A ARM está a desenvolver um sistema operativo livre que possa equipar os mais de 26 mil milhões de dispositivos que devem estar ligados à Internet das Coisas em 2020.

X

Sabia que o seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência de navegação na nossa página web recomendamos que atualize para uma nova versão. Por favor faça a atualização aqui .