Deco avança com ação judicial contra Apple

18/07/2012 10:07

A organização de defesa do consumidor vai colocar a empresa da Maçã em tribunal por esta não cumprir a lei das garantias.

Oh Apple, lembras-te daqiueles 40 milhões de que te falei no outro dia?

De acordo com a Lusa, a DECO decidiu avançar com uma ação em tribunal contra a Apple. A decisão prende-se com o facto de a empresa “enganosamente” os consumidores, aliciando-os a alargar a garantia para três anos através do seu Plano de Proteção AppleCare que “nada” acrescenta à garantia legal de dois anos existente em Portugal.

“A lei comunitária e portuguesa dá uma garantia de dois anos para os bens móveis, mas a Apple não reconhece esta realidade. Após várias tentativas para cumprir estes direitos, sem sucesso, decidimos avançar com uma ação judicial popular”, disse João Morgado, secretário-geral da DECO à Lusa.

A DECO pretende que o tribunal reponha a legalidade, “pois não temos dúvidas que há aqui um atropelo aos direitos dos consumidores”, defendeu, recomendado aos clientes que exijam o cumprimento legal da garantia de dois anos.

A Exame Informática já tinha noticiado em janeiro deste ano a ação judicial que a Apple perdeu em Itália, por induzir os consumidores em erro relativamente às garantias dos seus produtos. A empresa da Maçã acabou por ser multada em 900 mil euros.

Mais recentemente, a AGCM, a autoridade italiana da concorrência, multou novamente a Apple, desta vez em mais 300 mil euros, por a empresa continuar a não cumprir a lei italiana e comunitária da garantia de dois anos sobre produtos móveis. A AGCM ameaçava, igualmente, fechar temporariamente todas as operações em Itália, como consequência deste incumprimento.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

VW E-Golf em análise

Já conduzimos carro elétrico da Volkswagen, o mais silencioso que já testámos. O modo de regeneração permite aumentar a autonomia de forma significativa e apresentar consumos extremamente competitivos.

Câmara Sony DSC-QX30 em análise

Esta câmara fotográfica que pode ser usada de forma independente ou acoplada ao telemóvel.

Repórter EI: Fábrica Zeiss na Alemanha

Visitámos uma fábrica da Zeiss na Alemanha, uma das empresas que mais se destaca em tecnologia ótica.

Acer Aspire Switch 10 em análise

Já testamos o Aspire Switch 10 da Acer. Este convertível funciona como portátil ou tablet e destaca-se pelo chassis em alumínio e pelas cores vivas que se podem ver no ecrã.

Exame Informática TV n.º 441

Em destaque neste programa: colocamos à prova as curvas do LG G Flex 2 e mostramos uma app que ajuda os idosos a encontrar o caminho de volta a casa. 

Exame Informática 239, maio

Quem nunca teve problemas com a rede de Internet em casa? Quem nunca teve problemas quando liga o computador? Quem nunca ficou com o computador infetado de vírus? E quem é que ainda não comprou a Exame Informática 239?

EI Tv

Exame Informática TV n.º 441

Em destaque neste programa: colocamos à prova as curvas do LG G Flex 2 e mostramos uma app que ajuda os idosos a encontrar o caminho de volta a casa. 

Exame Informática n.º 440

Em destaque neste programa: a entrega dos prémios Exame Informática e visitamos uma fábrica da Zeiss na Alemanha.

Exame Informática n.º 439

Em destaque neste programa: fomos a Londres conhecer os novos topos de gama da Huawei e visitamos o Laboratório português de Plasmas Hipersónicos.