Deco avança com ação judicial contra Apple

Márcio Florindo
18/07/2012 10:07
Oh Apple, lembras-te daqiueles 40 milhões de que te falei no outro dia?

A organização de defesa do consumidor vai colocar a empresa da Maçã em tribunal por esta não cumprir a lei das garantias.

De acordo com a Lusa, a DECO decidiu avançar com uma ação em tribunal contra a Apple. A decisão prende-se com o facto de a empresa “enganosamente” os consumidores, aliciando-os a alargar a garantia para três anos através do seu Plano de Proteção AppleCare que “nada” acrescenta à garantia legal de dois anos existente em Portugal.

“A lei comunitária e portuguesa dá uma garantia de dois anos para os bens móveis, mas a Apple não reconhece esta realidade. Após várias tentativas para cumprir estes direitos, sem sucesso, decidimos avançar com uma ação judicial popular”, disse João Morgado, secretário-geral da DECO à Lusa.

A DECO pretende que o tribunal reponha a legalidade, “pois não temos dúvidas que há aqui um atropelo aos direitos dos consumidores”, defendeu, recomendado aos clientes que exijam o cumprimento legal da garantia de dois anos.

A Exame Informática já tinha noticiado em janeiro deste ano a ação judicial que a Apple perdeu em Itália, por induzir os consumidores em erro relativamente às garantias dos seus produtos. A empresa da Maçã acabou por ser multada em 900 mil euros.

Mais recentemente, a AGCM, a autoridade italiana da concorrência, multou novamente a Apple, desta vez em mais 300 mil euros, por a empresa continuar a não cumprir a lei italiana e comunitária da garantia de dois anos sobre produtos móveis. A AGCM ameaçava, igualmente, fechar temporariamente todas as operações em Itália, como consequência deste incumprimento.

ATENÇÃO:ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Testamos o Xperia L com um design bem conseguido e que pode ser controlado facilmente com uma mão apenas. Um dos grandes destaques é a câmara com funcionalidades avançadas.

Conduzimos o Volvo V60: um carro elétrico desportivo potente e seguro para ser usado como familiar. 

Testamos um tablet da Samsung com um design fino e leve e um ecrã com um dos mais elevados contrastes de que nos recordamos. 

Conduzimos o e-Up, um carro elétrico e compacto da Volkswagen, destinado a circuitos urbanos.

Testamos uns auscultadores B&O Play bastante leves, arejados e com uma excelente qualidade de som.

A Não perder

Finalmente! Há dispositivos que juntam o melhor dos tablets com o melhor dos computadores. Já os testámos e dizemos quais os melhores. E fique a conhecer os phablets que substituem o tablet fora de casa. 

EI Tv

Em destaque neste programa: testamos o Galaxy Tab S, conduzimos o Volvo V60 D6 híbrido, análise ao Sony Xperia L, conheça o projeto Crystal Sense.

Em destaque neste programa: conheça o KeepIT, o fim dos interruptores de casa e o Volkswagen e-Up.

Em destaque neste programa: a primeira licenciatura em Bioinformática em Portugal e as novidades do Peugeot 108.

 

As autoridades britânicas lançaram uma operação para notificar todas as empresas que vendem domínios que estejam a ser usados para pirataria. O objetivo é que se suspendam estas vendas. 

X

Sabia que o seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência de navegação na nossa página web recomendamos que atualize para uma nova versão. Por favor faça a atualização aqui .