exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Impressora 3D usada em casa para alterar uma dock para iPhone

A história é simples: cliente investe numa dock para iPhone que lhe chega a casa com conector de 30 pinos, incompatível com iPhone 5. Em vez de reclamar, recorre à sua impressora 3D para modificar o periférico.

  • 333

Dilpesh Laxmidas

A Elevation Dock é uma docking station para iPhone com design atraente, um projeto apoiado por várias pessoas no site de crowfunding Kickstarter. Tal como acontece muitos destes projetos, quando foi finalmente enviada para quem comprou uma, a docking station tinha um problema: incluía um conector de 30 pinos que a Apple tinha acabado de tornar obsoleto com o anúncio da interface Lightning.

Segundo a Wired, Mike Hellers, um dos compradores da Elevation Dock, recebeu a sua docking station na véspera de lhe chegar o iPhone 5 a casa. Entusiasta das impressoras 3D e engenheiro de profissão, Hellers rapidamente modelou um adaptador para poder usar a Elevation Dock com o iPhone 5. Depois de algumas afinações ao modelo inicial, obteve um esquema que divulgou na Internet para ajudar outros compradores de Elevation Docks com impressoras 3D em casa.

Matt Haughey, fundador do Metafilter, e o seu Michael Buffington viram que o design do adaptador poderia ser melhorado, e acabaram por alterá-lo. A sua versão, agora com espaço para encaixar o cabo de alimentação, também já está no Thingverse, um site que aloja esquemas para imprimir objetos 3D.

  • 333