Startups vão ter direito a 15 mil euros e a reembolso de prestações da segurança social

Hugo Séneca
19/11/2012 12:49

Carlos Oliveira, secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, já definiu um conjunto de incentivos para a criação de start ups em Portugal. O reembolso das prestações com a segurança social é uma das medidas previstas.

O Governo vai avançar com um conjunto de medidas de incentivo à criação de empresas por licenciados, mestrados e doutoramentos. A iniciativa, que é conhecida por +Empresas,  pretende criar mecanismos de apoio para as diferentes fases de desenvolvimento das startups, durante os primeiros três anos de vida. Prevê-se que este pacote de medidas deva entrar em vigor depois da aprovação do orçamento de estado.

O reembolso das prestações com a segurança social para as startups com menos de 18 meses de vida é, provavelmente, a medida que merece maior destaque na iniciativa +Empresas.

Um documento a que a Exame Informática teve acesso revela que o +Empresas também prevê lançar um Vale Empreendedorismo de 15 mil euros para apoio ao desenvolvimento do modelo de negócio de startups com menos de um ano de vida.

Da iniciativa +Empresas consta ainda um denominado Passaporte para o Empreendedorismo que promete uma bolsa de apoio à constituição de novas empresas com um valor de 691,70 euros mensais para jovens licenciados há menos de três anos e que tenham menos de 30 anos de idade (no caso dos mestrados e doutorados o limite de idade está fixado nos 34 anos).

As medidas de apoio contemplam ainda a constituição da Plataforma Ignição, que acelerar o acesso das jovens empresas aos capitais de investimento. A Plataforma Ignição vai funcionar com base nos fundos de 20 milhões de euros da Portugal Ventures.

A iniciativa +Empresas contempla ainda a criação de incentivos fiscais para investidores e business angels. Com as novas medidas, quem investe na constituição de jovens empresas passa a deduzir um máximo de 20% (que não devem exceder os 10 mil euros) dos investimentos que feitos durante os três primeiros anos de negócio.

A iniciativa +Empresas foi delineada pela secretaria de Empreendedorismo, Competitividade e Inovação e está enquadrada no Programa Estratégico para o Empreendedorismo e Inovação, do Ministério da Economia.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

TomTom Go 5000 em análise

Testamos o GPS topo de gama da TomTom, o Go 5000, com um generoso ecrã de cinco polegadas e informação sobre o tráfego em tempo real e comunicação de dados gratuitas.

Galaxy Note Edge em análise

Testamos o Note Edge, um telemóvel com uma lateral curva, onde são apresentados menus contextuais, atalhos e notificações. 

Reportagem: Magnum Cap

Fomos até Aveiro conhecer a empresa portuguesa Magnum Cap que está a trabalhar em soluções para conseguir abastecer carros elétricos mais rapidamente. 

Exame Informática n.º 431

Em destaque neste programa: conheça as etiquetas moleculares que dificultam a vida aos falsários e mostramos uma tripla muito inteligente.

Brinquedos tecnológicos em análise

Testamos (e brincamos) com várias soluções para os mais novos e que podem ser controladas pelo smartphone. 

Exame Informática 238, abril

Explicamos como preparar as crianças para o futuro, apresentamos à maior análise jamais feita aos serviços de TV portugueses, mostramos um veículo do futuro desenvolvido em Portugal, testamos o primeiro smartphone Ubuntu...

EI Tv

Exame Informática n.º 431

Em destaque neste programa: conheça as etiquetas moleculares que dificultam a vida aos falsários e mostramos uma tripla muito inteligente.

Exame Informática n.º 430

Em destaque neste programa: testamos o primeiro smartphone com Ubuntu e falamos com o português que ajudou a desenvolver os Indoor Maps da Google

Exame Informática n.º 429

Em destaque neste programa: testamos o novo Galaxy Note Edge e conduzimos o Mercedes Class B Electric Drive.