Startups vão ter direito a 15 mil euros e a reembolso de prestações da segurança social

19/11/2012 12:49

Carlos Oliveira, secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, já definiu um conjunto de incentivos para a criação de start ups em Portugal. O reembolso das prestações com a segurança social é uma das medidas previstas.

lightbulb-idea.jpg

O Governo vai avançar com um conjunto de medidas de incentivo à criação de empresas por licenciados, mestrados e doutoramentos. A iniciativa, que é conhecida por +Empresas,  pretende criar mecanismos de apoio para as diferentes fases de desenvolvimento das startups, durante os primeiros três anos de vida. Prevê-se que este pacote de medidas deva entrar em vigor depois da aprovação do orçamento de estado.

O reembolso das prestações com a segurança social para as startups com menos de 18 meses de vida é, provavelmente, a medida que merece maior destaque na iniciativa +Empresas.

Um documento a que a Exame Informática teve acesso revela que o +Empresas também prevê lançar um Vale Empreendedorismo de 15 mil euros para apoio ao desenvolvimento do modelo de negócio de startups com menos de um ano de vida.

Da iniciativa +Empresas consta ainda um denominado Passaporte para o Empreendedorismo que promete uma bolsa de apoio à constituição de novas empresas com um valor de 691,70 euros mensais para jovens licenciados há menos de três anos e que tenham menos de 30 anos de idade (no caso dos mestrados e doutorados o limite de idade está fixado nos 34 anos).

As medidas de apoio contemplam ainda a constituição da Plataforma Ignição, que acelerar o acesso das jovens empresas aos capitais de investimento. A Plataforma Ignição vai funcionar com base nos fundos de 20 milhões de euros da Portugal Ventures.

A iniciativa +Empresas contempla ainda a criação de incentivos fiscais para investidores e business angels. Com as novas medidas, quem investe na constituição de jovens empresas passa a deduzir um máximo de 20% (que não devem exceder os 10 mil euros) dos investimentos que feitos durante os três primeiros anos de negócio.

A iniciativa +Empresas foi delineada pela secretaria de Empreendedorismo, Competitividade e Inovação e está enquadrada no Programa Estratégico para o Empreendedorismo e Inovação, do Ministério da Economia.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática 248, Fevereiro

Passa muito tempo nas redes sociais? Então está na altura de começar a ganhar dinheiro no YouTube e no Facebook! Temos um guia sobre impressão 3D e testes ao portátil HP Star Wars, aos telemóveis Nexus 6P e Huawei Mate 8 e a hoverboards. Também conversámos com o guru da tecnologia da Nissan e sentámo-nos numa cadeira que corrige automaticamente a postura.

EI Tv