Startups vão ter direito a 15 mil euros e a reembolso de prestações da segurança social

Hugo Séneca
19/11/2012 12:49

Carlos Oliveira, secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, já definiu um conjunto de incentivos para a criação de start ups em Portugal. O reembolso das prestações com a segurança social é uma das medidas previstas.

O Governo vai avançar com um conjunto de medidas de incentivo à criação de empresas por licenciados, mestrados e doutoramentos. A iniciativa, que é conhecida por +Empresas,  pretende criar mecanismos de apoio para as diferentes fases de desenvolvimento das startups, durante os primeiros três anos de vida. Prevê-se que este pacote de medidas deva entrar em vigor depois da aprovação do orçamento de estado.

O reembolso das prestações com a segurança social para as startups com menos de 18 meses de vida é, provavelmente, a medida que merece maior destaque na iniciativa +Empresas.

Um documento a que a Exame Informática teve acesso revela que o +Empresas também prevê lançar um Vale Empreendedorismo de 15 mil euros para apoio ao desenvolvimento do modelo de negócio de startups com menos de um ano de vida.

Da iniciativa +Empresas consta ainda um denominado Passaporte para o Empreendedorismo que promete uma bolsa de apoio à constituição de novas empresas com um valor de 691,70 euros mensais para jovens licenciados há menos de três anos e que tenham menos de 30 anos de idade (no caso dos mestrados e doutorados o limite de idade está fixado nos 34 anos).

As medidas de apoio contemplam ainda a constituição da Plataforma Ignição, que acelerar o acesso das jovens empresas aos capitais de investimento. A Plataforma Ignição vai funcionar com base nos fundos de 20 milhões de euros da Portugal Ventures.

A iniciativa +Empresas contempla ainda a criação de incentivos fiscais para investidores e business angels. Com as novas medidas, quem investe na constituição de jovens empresas passa a deduzir um máximo de 20% (que não devem exceder os 10 mil euros) dos investimentos que feitos durante os três primeiros anos de negócio.

A iniciativa +Empresas foi delineada pela secretaria de Empreendedorismo, Competitividade e Inovação e está enquadrada no Programa Estratégico para o Empreendedorismo e Inovação, do Ministério da Economia.

ATENÇÃO:ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

O Sony Vaio Fit Multi Flip tem um mecanismo inovador para fazer a conversão de portátil para tablet e vice-versa

O Dice+ permite interagir com jogos de mesa de uma forma original e divertida.

Este tablet com Windows 8 vem com estilete "a bordo" para facilitar o desenho livre e as notas manuscritas.

Soundbars, ou barras de som, são colunas de som normalmente constituídas por vários altifalantes desenvolvidas para melhorar significativamente o som do televisor sem ocupar muito espaço e sem a complexidade de ligações de outros sistemas.

O sensor full frame de última geração, uma lente muito "luminosa" e um vasto leque de opções manuais tornam esta Sony RX1 a melhor máquina fotográfica do mercado.

A Não perder

Testamos em exclusivo o muito esperado Galaxy S5 e juntamos 25 smartphones Android com preços para todas as carteiras. Para além disso, fomos a duas das mais feiras de tecnologia no mundo e contamos tudo. A não perder os mais recentes ultraportáteis da Toshiba e da Asus e uma gráfica Geforce que dá bons gráficos a baixo preço. 

EI Tv

Programa especial dedicado a câmaras de ação alternativas às famosas GoPro.  

Em destaque neste programa: Samsung Galaxy S5 em análise e a chegada do Ultra HD a Portugal

Em destaque neste programa: a app portuguesa LokLok, que usa o ecrã de bloqueio dos smartphones para comunicar e a análise ao novo Skoda Yeti.

 

As equipas de segurança dos bancos estão atentas. Depois da notícia que a Exame Informática fez no dia 11 de abril sobre a insegurança das ligações, vários sites melhoraram a forma como comunicam com os clientes.

X

Sabia que o seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência de navegação na nossa página web recomendamos que atualize para uma nova versão. Por favor faça a atualização aqui .