exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Wozniak: Apple devia preparar telefone com Android

Steve Wozniak defende que a Apple devia criar um smartphone Android. Por outro lado, Tim Cook, o atual CEO da empresa, critica fortemente a Google e compara o Android à Europa.

  • 333

Wozniak defende que a Apple devia criar um iAndroid. Convém recordar que o Woz já não colabora ativamente com a Apple, pelo que esta será apenas a sua opinião pessoal e não uma estratégia da empresa. «Podíamos jogar em dois campos ao mesmo tempo», explica Wozniak, dizendo que a Apple poderia marcar presença no Android como sendo o seu mercado secundário.

Steve Wozniak rejeita a ideia de que a Apple possa ter ficado sem ideias e defende que a empresa está à espera do timing exato para o lançamento de um produto inovador. O co-fundador da empresa defende ainda a Apple na decisão de não atafulhar os iPhones de novas funcionalidades. «Se tens algo que é realmente bom, não o mudes, não o estragues», diz Woz.

A hipótese de criar um iAndroid parece altamente improvável, apesar de ser tecnicamente possível. A maior dificuldade parece ser mesmo o licenciamento individual que teria de ser feito para o Maps e para o Gmail, explica a Wired.  

Por outro lado, o atual CEO da Apple, Tim Cook, criticou a postura da Google em relação à Motorola. «Não estou surpreendido (…) A Google livra-se de algo que está a fazer perder dinheiro, algo com que não estavam empenhados». Cook aproveitou ainda para dizer que não é fácil uma empresa juntar hardware, software e serviços e que por isso é que «a Apple é especial».

Cook refere ainda que o Android é como a Europa, vista pelos EUA. «Europa foi o nome que surgiu para os americanos que não percebiam que a Europa é constituída por vários países, todos bastante diferentes. Android é muitas coisas. Quantas pessoas que usam um Kindle sabem que estão a usar Android? A Samsung continua a pôr mais e mais camadas de software por cima».

Por fim, Cook deixou ainda perceber que a Apple está à espera da tecnologia correta para poder oferecer um dispositivo com ecrã maior, melhor resolução e mais clareza.

  • 333