Luís de Matos, líder da Is2You, já definiu metas para 2014: «queremos vender 200 carrinhos wi-GO. E queremos que 50 desses carrinhos sejam vendidos em Portugal». Para quem ainda não conseguiu vender um único carrinho de compras robotizado, é uma previsão arrojada. Luís de Matos responde que se trata apenas de uma parte do negócio que começou a ser trabalhado há dois anos, depois de garantir um terceiro lugar na final internacional do Imagine Cup: «Acredito que, no futuro, esta solução pode substituir todos os carrinhos de compras de um supermercado e que não sejam só as pessoas com limitações motoras ou idosas a usar esta solução».
A Is2You está a trabalhar na expansão do negócio através de duas vias: 1) atualmente, estão a decorrer conversações com uma cadeia de supermercados que opera em Portugal com o objetivo de venda dos primeiros carrinhos robotizados; 2) na passada quinta-feira, a a jovem empresa lançou uma campanha de angariação de fundos junto da plataforma Indiegogo, que fixou como meta os 75 mil euros. «Precisamos deste valor para dar início à internacionalização desta solução e para podermos iniciar o fabrico em série dos carrinhos wi-GO», acrescenta Luís de Matos.
Hoje, cada carrinho de compras wi-GO tem um custo estimados de 4000 euros. A Is2You admite que este valor possa descer para metade, caso as encomendas ganhem volume e a produção possa tirar benefícios de escala. «Trata-se de uma investimento que os supermercados e as superfícies comerciais podem recuperar facilmente através do marketing e do aumento das vendas», assevera Luís de Matos.
Entre o protótipo dos primeiros tempos e a atualidade, muita coisa mudou no wi-GO: hoje, o carrinho de compras aparenta um visual mais arrojado que disponibiliza um compartimento que permite transportar compras dentro de um saco. Também está a ser ultimada uma versão que, em vez de um saco, tem um cesto.
Em ambas versões, o carrinho wi-GO distingue-se por ter um motor elétrico, uma câmara 3D que identifica a pessoa que deve seguir através de algumas referências corporais, e ainda sensores que evitam choques e mantêm a distância de segurança de pessoas e objetos.
Luís de Matos garante que a solução é segura: «neste momento, o principal desafio é convencer os gestores de supermercados e superfícies comerciais de que as pessoas com limitações motoras também fazem compras».
No vídeo que se encontra nesta página pode ver o wi-GO em ação e saber um pouco mais sobre Luís de Matos e a Is2You.