exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Governo vai testar comunicação de resultados eleitorais na Internet

As câmaras municipais de Braga e Sintra estão a trabalhar num projeto-piloto com o objetivo de testar a comunicação de resultados eleitorais através da Internet. Nas eleições europeias, os resultados serão comunicados por telefone a partir de vários pontos do País.

  • 333

Os resultados eleitorais das próximas eleições europeias, que se realizam a 25 de maio, ainda vão ser comunicados por telefone, mas o governo pretende substituir esse procedimento que levou à contratação do call center da PT por um sistema que já permitirá que a comunicação entre as várias mesas de voto do País e a Direção Geral da Administração Interna (DGAI) através da Internet.

«A DGAI encontra-se a desenvolver um projeto-piloto com as Câmaras Municipais de Braga e Sintra que pretende introduzir a comunicação dos dados via internet», informa o gabinete de Miguel Macedo, Ministro da Administração Interna, em reposta a um e-mail com questões enviadas pela Exame Informática.

Sobre o motivo que levou à contratação do call center da PT em regime de outsourcing, o gabinete do ministro da Administração Interna é parco em palavras e apenas reitera a confiança no meio de comunicação usado: «A utilização do centro de recolha de Dados é uma solução utilizada há vários atos eleitorais e, portanto, amplamente testada».

O Ministério da Administração Interna garante ter cumprido «as normas legais» com a contratação do call center da PT e acrescenta que o contrato foi «atribuído por ajuste direto».

«A própria sensibilidade da matéria, e a necessidade de ter uma solução em tempo útil ditaram o uso daquele procedimento contratual», refere o MAI.

O uso da Internet para a comunicação de dados à medida que são apurados nas mesas de voto (o denominado escrutínio provisório) não será inédito: no passado, com o Ministério da Justiça à frente do escrutínio provisório, também se usou a Internet para comunicar resultados dos vários pontos do País.

 

  • 333