Os operadores de telecomunicações vão ser obrigados a informar a Anacom sempre que forem detetadas falhas de segurança ou perdas de integridade nas redes, que possam pôr em causa o funcionamento dos serviços prestados à população.
Em comunicado, a Anacom lembra que as falhas terão de ser encaminhadas, em tempo real, para um centro de reporte que acaba de ser criado. Anacom lembra que o novo centro vai operar todos os dias do ano – o que representa uma evolução face aos reportes mensais que os operadores tinham de enviar até ao lançamento do novo centro.
Os operadores terão ainda de informar o público sempre que alguma falha grave seja detetada. A Anacom apresenta vários requisitos para que uma falha possa ser considerada grave: uma perturbação que afete mais de 1000 utilizadores durante oito ou mais horas; falhas que durem mais de 30 minutos nos arquipélagos da Madeira e dos Açores; ou a inoperacionalidade de números como o 112 ou 115 (número de telefone de emergência europeu, e número de telefone de emergência nacional).
«Com a entrada em funcionamento do centro de reporte existe um reforço da transparência no setor, já que todos, operadores e utilizadores, passam a ter conhecimento sobre a existência dos incidentes», sublinha a Anacom.
Com a estreia do novo Centro de Reportes, a Anacom conclui um dos objetivos a presidente Fátima Barros havia anunciado em 2013.