exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Elon Musk considera inteligência artificial potencialmente perigosa

O fundador da Tesla, SpaceX e PayPal considera que a inteligência artificial é potencialmente mais perigosa do que as armas nucleares.

  • 333

Dilpesh Laxmidas

Num tweet, Musk contou que estava a ler Superintelligence, de Nick Bostrom «Precisamos de ter muito cuidado com a IA. Potencialmente mais perigosa do que as armas nucleares», escreveu Musk. Bostrom é um investigador que se juntou a um grupo em Oxford e se dedica ao estudo do futuro da Humanidade e como a nanotecnologia, a robótica ou a inteligência artificial podem um dia acabar com o Homem, noticia o Business Insider.

Bostrom explica que existem várias ameaças e que devemos temer as novas tecnologias pelas razões corretas. «O nível de ameaça é enorme e estamos a falar de ameaças à própria sobrevivência de vida na Terra, não com o estado em estamos agora, mas se atingirmos uma espécie de super-inteligência artificial», escreveu Bostrom.

O estudo completo de Bostrom, Superintelligence, deve ser publicado durante o próximo mês de setembro. Aí, o investigador parece colocar todas as suas reticências face à inteligência artificial e deixar o alerta para um eventual domínio desta tecnologia sobre tudo o resto.

Musk, recorde-se, investiu há algumas semanas na Vicarious, uma empresa que está a desenvolver produtos e serviços baseados em inteligência artificial.

  • 333